Forum Gospel Mania
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Forum Gospel Mania

Fórum Gospel Mania, o ponto de encontro dos evangélicos


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

"Lost", ficção científica direto nas veias da mente

+5
Valfrid
zim
vivicki
Aroldo Chuasneguer
Mineirinho
9 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

Mineirinho

Mineirinho
Já sou frequente
Já sou frequente

Revista Galileu escreveu:Delírio coletivo, universo paralelo, purgatório, sonho... Bom saber que o final da série de TV mais discutida da História não terá nada a ver com isso. Tudo indica que "Lost", cuja 4ª temporada chegou ao Brasil em 3 de março, usa a ciência para explicar seus mistérios. Que mistérios? Recapitulando: o seriado acompanha os sobreviventes de um vôo que caiu em uma ilha onde as leis da física e da biologia são burladas. Eles não estão sozinhos: existem os Outros, laboratórios abandonados da Iniciativa Dharma e, bem, um monstro de fumaça e uma cabana assombrada. Natural que, três temporadas depois, fãs (e personagens) já estivessem com um pulgueiro atrás da orelha. E Galileu deu uma força: nas próximas páginas, analisamos pistas da ficção sob a luz da ciência e tentamos esclarecer o que se passa com os achados e perdidos. Mesmo quem não vê a série vai curtir as incríveis pesquisas reais em que ela se baseia - aliás, a melhor hora para começar é agora, quando tudo se explica. O fato é que se antes os protagonistas homenageavam filósofos (Hume, Locke, Rousseau), agora surgem "parentes" de cientistas (Faraday, Hawking, Minkowski). Como tudo em "Lost", não é por acaso.


A série Lost tem causado verdadeiro furor principalmente entre os jovens. Comunidades em sites de relacionamentos, salas de bate-papo, fóruns (cristãos), corredores de escolas, faculdades e universidades, no boteco da esquina... A série é tão famosa que foi matéria de capa da revista Galileu (Edição 200, março de 2008), de onde extrai o trecho acima e fragmentos da matéria abaixo relacionados como tópicos.

Lost é um maná para os chegados em assuntos de ficção científica (o que não é o meu caso, diga-se), mas e com a Bíblia? O que Lost tem a ver com a Bíblia? Vejamos:

É possível viajar para o passado? Quem viaja para o passado pode mudar o futuro? Tente outra vez: Desmond voltou no tempo e quis mudar seu passado, mas ouviu de Ms. Dawkins que era impossível.

Existem habilidades sobrenaturais? Existem pessoas especiais?
Menino prodígio: Walt domina telecinese, telepatia, projeção astral e arte de envelhecer quatro anos em 100 dias.

Existem regiões magneticamente especiais? Na série, um pulso eletromagnético derruba um avião. Isso pode acontecer? O pulso ainda pulsa: o avião da Oceanic e vários outros veículos foram vítimas do magnetismo da ilha.

Em que pé está a engenharia genética com animais? Existem experimentos genéticos com humanos? Plano de saúde: Claire foi raptada pelos Outros e passou por estranhos tratamentos antes de parir Aaron.

Quem faz experimentos psicológicos com grupos isolados? Há experimentos de grupos em situações adversas? Contagem regressiva: Locke pirou digitando a seqüência maldita 4-8-15-16-23-42.

Vemos aqui que o enredo de Lost é de nenhum proveito espiritual. Sendo assim, a “admiração (pra não dizer uma quase idolatria)” dos crentes pela série, não seria nociva à saúde espiritual? Você também é um “fã” de Lost?

Opine.

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Eu sou fã dos grandes e as coisas não devem ser misturadas...
Usando um peso e uma medida, eu vou ter que parar de ver filmes de acção, pois senão vou correr o risco de sair matando gente por aí...

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...

Mineirinho

Mineirinho
Já sou frequente
Já sou frequente

Aroldo Chuasneguer escreveu:Eu sou fã dos grandes e as coisas não devem ser misturadas...
Usando um peso e uma medida, eu vou ter que parar de ver filmes de acção, pois senão vou correr o risco de sair matando gente por aí...

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...

É, mas já foi compravado que os filmes de ação, conforme citado por você, já foram sim o alimento a mentes pré-dispostas à violência. Aqui no Brasil, quem não se lembra daquele maluco que entrou no cinema em um shopping de São Paulo(?) e saiu atirando contra as pessoas? Saldo: três mortos e a tragédia poderia ter sido maior. Filme em cartas: o violentíssimo "Clube da Luta", que também já havia sido assistido pelo assassino várias vezes, o que foi comprovado depois. Isso sem contar outras tragédias mundo afora (como as ocorridas em universidades, escolas...), que tinham como pano de fundo, jogos e/ou filmes violentos como os preferidos de seus autores. Não estudei psicologia, mas acredito que seja um caso a se analisar com critério sim, querido.

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Então teremos de viver em função das pessoas que podem se desequilibrar vendo um filme ou seriado?

Pode analisar todos os casos, em que ver o filme foi só o "estopim"... Os problemas já vinham de tempos...

vivicki

vivicki
Moderadores
Moderadores

Eu cresci jogando Doom e não atirei em ninguém até hoje...
Rolling Eyes

Mineirinho

Mineirinho
Já sou frequente
Já sou frequente

Aroldo Chuasneguer escreveu:Então teremos de viver em função das pessoas que podem se desequilibrar vendo um filme ou seriado?

Pode analisar todos os casos, em que ver o filme foi só o "estopim"... Os problemas já vinham de tempos...

Não, querido! Eu não estou dizendo que temos de viver em função do que quer que seja. Eu só o salientei quanto a necessidade de não sermos levianos e simplistas quando na análise do assunto. Tenho um amigo que está fazendo doutorado de psicologia em Harward (Ô cara de sorte sô. Um dia eu chego lá, em nome de JESUS!)e, antes de ir pra lá, ele confidenciou a mim que esse seria o tema de sua tese.
Aroldo, não vivemos em mundo cor-de-rosa. Esses problemas só parecem simples enquanto parecem estar bem longe de nós. Mas, a pergunta que eu me faço é: até quando?

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Penso não estar a fazer uma análise simplista do assunto.

A questão é: Não vou assistir Lost por que isso vai contra os princípios Cristãos, ou mesmo por que "apenas" não vai a favor?

Como eu disse, uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. Uma pessoa que assiste um seriado desta complexidade, e mistura com a realidade, só pode ter sério problemas.

Ou você já ouviu alguém falando que saiu da Igreja por que "a ilha mandou"?

zim

zim
Já sou frequente
Já sou frequente

como disse o vini uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa...nossa grande vini quando crescer quero sercomo vc eheheheheh.......Mas falando serio realmente não tem nada haver eu amo lost,amo filme de tudo quanto é tipo...ta bom menos de terror pois axo um lixo.....mas mesmo assim não vou sair por ai batendo nas pessoas,matando,roubando...estrupando e outras coisas do genero que os filmes mostram ...tudo bem que dizem que a "A arte imita a vida"mas eu não estou afim de imitar a arte ...

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

É... veja bem, amo x-men, então vou virar um mutante?!

Também Heroes? Sou o próximo passo na evolução, mutacionando como eles ou os X-Men?

Sou fã de House? Serei ateu, que o personagem é confesso?!

Cresci jogando doom, rpgs e carmagendon... vou sair atirando nas pessoas, me vestindo de mago e atropelando-as com meu carro?!

Desculpe, mas realmente, a influência dessas coisas, é estudada como fato AINDA... nada foi REALMENTE comprovado.... Acontece que, sim, tem gente com menos juízo (oi mais desajustada?!) e que é influenciada por essas coisas!!

Quando eu era moleque, lembro de uma história que me foi mostrada, por causa do RPG, de um cara que "surtou", entrou no personagem, e saiu "jogando" na rua, e acabou matando pessoas de verdade...

Tudo bem, quando se é mais novo, é mais fácil ser influenciado, eu mesmo cabulava aula para jogar, até que, bastou um professor chegar e CONVERSAR comigo e perguntar o que eu queria da vida (já estava no curso técnico) e se queria realmente aquela profissão e, voilá, voltei aos "eixos"....

Veja, não estou usando ninguém, além de mim mesmo, como exemplo....

Sou O CARA!? Não... mas já tenho alguma experiência de vida, sendo, provavelmente o mais velho aqui do fórum, ou talvez um dos mais velhos....

É complicado basear uma teoria, vamos assim chamar o seu post, nas excessões APENAS.

https://newfgm.forumeiros.com

Gui

Gui
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Gente...a televisão é do diabo!!

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

Como é mesmo o nome daquela denominação que fala isso?!

https://newfgm.forumeiros.com

zim

zim
Já sou frequente
Já sou frequente

Gui escreveu:Gente...a televisão é do diabo!!
tas parecendo o valfrid quando ontem eu disse que ia sair da net pra ver a nova novela da record que ele disse que era coisa do diabo kkkkkkkkkk

Gui

Gui
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Valfrid escreveu:Como é mesmo o nome daquela denominação que fala isso?!

não to lembrando agora...rs

Mas se vc parar bem pra analisar as séries...os fatos relacionados com cada série / personagem...e levar para o lado escatológico (apocalipse) da coisa...vc chega a essa conclusão de que a TV é do diabo...pq a mídia influencia mto o dia-a-dia da sociedade...

(sessão desabafo agora...sorry...preciso por pra fora)
Mas nego perde tempo achando baboseiras apocalipticas nos seriados (o que não é o caso desse tópico)...enquanto uma guerra sem fim continua acontecendo ao redor do mundo...e mães jogandos filhos em latas de lixo...filhos matando pais...pais matando filhos...pais, avós, tios e amigos da família aliciando crianças e estuprando os próprios filhos...sodoma e gomorra correndo a solta pela sociedade e todo mundo diz "que tá tudo bem"...pera lá!!! Isso é ação do maligno...isso é obra do diabo que é o deus desse século como já dizia Paulo. E a gente se conforma com isso...que é algo que não é pra se conformar!! Mas tá td bem...a gente continua com as nossas vidinhas de crente...orando pra Deus salvar o mundo...sabendo que somos nós que devemos salvar esse mundo...mundo que Deus nos deu para governar (Gênesis)...e a gente se conforma com toda essa porcaria que acontece...ou quando não se conforma...não faz nada pra mudar a situação...fica na esperança de que alguém que tenha a mesma linha de pensamento faça por vc o que você não teve a capacidade de fazer: ser Luz nas trevas, ser o sal dessa terra!

"Eis-me aqui. Envia-me!"

Rs...pronto...desculpa...voltemos agora com a programação normal!

MM

MM
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Mineirinho escreveu:
Revista Galileu escreveu:Delírio coletivo, universo paralelo, purgatório, sonho... Bom saber que o final da série de TV mais discutida da História não terá nada a ver com isso. Tudo indica que "Lost", cuja 4ª temporada chegou ao Brasil em 3 de março, usa a ciência para explicar seus mistérios. Que mistérios? Recapitulando: o seriado acompanha os sobreviventes de um vôo que caiu em uma ilha onde as leis da física e da biologia são burladas. Eles não estão sozinhos: existem os Outros, laboratórios abandonados da Iniciativa Dharma e, bem, um monstro de fumaça e uma cabana assombrada. Natural que, três temporadas depois, fãs (e personagens) já estivessem com um pulgueiro atrás da orelha. E Galileu deu uma força: nas próximas páginas, analisamos pistas da ficção sob a luz da ciência e tentamos esclarecer o que se passa com os achados e perdidos. Mesmo quem não vê a série vai curtir as incríveis pesquisas reais em que ela se baseia - aliás, a melhor hora para começar é agora, quando tudo se explica. O fato é que se antes os protagonistas homenageavam filósofos (Hume, Locke, Rousseau), agora surgem "parentes" de cientistas (Faraday, Hawking, Minkowski). Como tudo em "Lost", não é por acaso.


A série Lost tem causado verdadeiro furor principalmente entre os jovens. Comunidades em sites de relacionamentos, salas de bate-papo, fóruns (cristãos), corredores de escolas, faculdades e universidades, no boteco da esquina... A série é tão famosa que foi matéria de capa da revista Galileu (Edição 200, março de 2008), de onde extrai o trecho acima e fragmentos da matéria abaixo relacionados como tópicos.

Lost é um maná para os chegados em assuntos de ficção científica (o que não é o meu caso, diga-se), mas e com a Bíblia? O que Lost tem a ver com a Bíblia? Vejamos:

É possível viajar para o passado? Quem viaja para o passado pode mudar o futuro? Tente outra vez: Desmond voltou no tempo e quis mudar seu passado, mas ouviu de Ms. Dawkins que era impossível.

Existem habilidades sobrenaturais? Existem pessoas especiais?
Menino prodígio: Walt domina telecinese, telepatia, projeção astral e arte de envelhecer quatro anos em 100 dias.

Existem regiões magneticamente especiais? Na série, um pulso eletromagnético derruba um avião. Isso pode acontecer? O pulso ainda pulsa: o avião da Oceanic e vários outros veículos foram vítimas do magnetismo da ilha.

Em que pé está a engenharia genética com animais? Existem experimentos genéticos com humanos? Plano de saúde: Claire foi raptada pelos Outros e passou por estranhos tratamentos antes de parir Aaron.

Quem faz experimentos psicológicos com grupos isolados? Há experimentos de grupos em situações adversas? Contagem regressiva: Locke pirou digitando a seqüência maldita 4-8-15-16-23-42.

Vemos aqui que o enredo de Lost é de nenhum proveito espiritual. Sendo assim, a “admiração (pra não dizer uma quase idolatria)” dos crentes pela série, não seria nociva à saúde espiritual? Você também é um “fã” de Lost?

Opine.

Nocivo é seu conservadorismo barato, sua falsa moral de quinta e seu esquerdismo cristão de fim de feira.
Se os cristãos são tão estúpidosa ponto de não saberem separar ficção da realidade, seria o fim.
Mas por outro lado, vcs acreditam na bíblia, o que pra mim é ficção, e sendo assim, vcs e os roteiristas do lost tem muito em comum...rs

Leo

Leo
Chegando agora
Chegando agora

Lost é Lost, Bíblia é Bíblia, e vice-versa, assim como o Vina já colocou. Razz

Então eu devo parar de assistir a jogos de futebol, porque [supostamente] não me trazem nenhum proveito espiritual?

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Leo escreveu:Lost é Lost, Bíblia é Bíblia, e vice-versa, assim como o Vina já colocou. Razz

Então eu devo parar de assistir a jogos de futebol, porque [supostamente] não me trazem nenhum proveito espiritual?

E aí Leo, a Ilha já te mandou sair da igreja? HUahuahuahuahuahuahuahua

MM

MM
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Vcs deviam fundar uma comunidade fechada no Piauí e viver todo mundo la dentro só de agricultura...hahaha....
Os amishes é que sabem das coisas...

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

MM escreveu:Vcs deviam fundar uma comunidade fechada no Piauí e viver todo mundo la dentro só de agricultura...hahaha....
Os amishes é que sabem das coisas...
Com certeza!
Esse mundo tá muito tirano e influenciador.

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

Por que no Piauí?!

https://newfgm.forumeiros.com

MM

MM
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Valfrid escreveu:Por que no Piauí?!

Pq é mais fácil ficar isolado porlá, afinal quem conhece o Piauí???
Pode ser no Acre tbm, hahahaha

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

Acre?! Já ouvi falar que isso non ecsiste!

hehehehehehe

mas lá com certeza é fácil ficar isolado, principalmente fora da capital!

https://newfgm.forumeiros.com

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Até a capital é isolada :S

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

Então... imagina fora dela!!!

https://newfgm.forumeiros.com

Betinho Schenferd

Betinho Schenferd
Moderadores
Moderadores

Valfrid escreveu:
Quando eu era moleque, lembro de uma história que me foi mostrada, por causa do RPG, de um cara que "surtou", entrou no personagem, e saiu "jogando" na rua, e acabou matando pessoas de verdade...


Parando pra imaginar issu, assim como eu fiz, dei muita risada, rs

Eu acredito sim que pode existir pessoas que se deixaum influenciar por algum seriado de TV, ou algum filme de violência, mais como alguem aí disse, essa pessoa tem serios problemas psicologicos...

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Tem aquela história de dois amigos. Um de 12 e outro de 15.
Sei que o de 15 matou o de 12 em um jogo de RPG, Tibia, se não me engano.

O menino de 12 ficou tão puto que matou o amigo na vida real. E depois que viu a cagada que tinha feito, tentou esconder o corpo no terraço de casa. Não bastando as cagadas do dia, viu que não conseguia subir com o corpo pesado pelas escadas, qual foi a brilhante idéia? Partiu o cadáver ao meio com um serrote =/ Isso um menino de 12 anos por causa de um jogo de RPG...

Se fosse analisar por esses extremismos, eu nem saía de casa mais.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos