Forum Gospel Mania

Fórum Gospel Mania, o ponto de encontro dos evangélicos


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O árduo caminho das índias para os Dalits

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 O árduo caminho das índias para os Dalits em Ter Mar 24, 2009 5:43 pm

Mineirinho


Já sou frequente
Já sou frequente
Está acontecendo uma conferência ecumênica histórica para certificar a solidariedade e justiça global para com a casta Dalit da Índia, 16 milhões dos quais são cristãos.
"O sofrimento e a injustiça vivida por milhões de indivíduos e comunidades Dalit é um desafio para a credibilidade das igrejas, confissões de fé na Índia e em todo o mundo",
disse o Ver. Deenabandhu Manchala, que lidera o Programa para a Equidade e Inclusão das Comunidades do Conselho Mundial de Igrejas (CMI).

Manchala falou na véspera da Conferência sobre Justiça Ecumênica Global para os Dalits, que ocorreu como uma iniciativa conjunta do CMI e da Federação Luterana Mundial (FLM) de 21 até hoje, 24 de Março em Banguecoque, na Tailândia, e em cooperação com a Conferência Cristã da Ásia.

A conferência, que contou com a presença de representantes de igrejas de todo o mundo, abordou os desafios que se deparam diante os Dalits, bem como delinear o curso de ação para garantir a justiça. Proporcionará um fórum para troca de experiências entre os Dalits, assim como de outras comunidades excluídas. A reunião servirá também e para articular respostas teológica e ética para as suas lutas pela sobrevivência e identidade.

Cerca de 250 milhões de indianos – 25 por cento da população – são Dalits, ou os chamados "intocáveis". Setenta por cento dos 25 milhões de cristãos da Índia provêm da casta "intocável". Estas pessoas são muitas vezes remetidas para os piores postos de trabalho e vivem no constante medo de serem isoladas, humilhadas publicamente, desnudadas, espancadas ou violadas. Vários casos de violação dos direitos humanos continuam a ocorrer em diversas partes do país.

"A ‘intocabilidade’ e a discriminação baseada em castas afetam uma percentagem significativa da população mundial, e são uma contradição direta da dádiva dada por DEUS que é a dignidade de cada ser humano",
constatou o secretário-geral adjunto da FLM, o Reverendo Chandran Paul Martin.

O encontro ecumênico convida as igrejas de todo o mundo a assumirem o desafio Dalit que os governos mundiais não foram capazes de encarar.
"Toda a comunidade internacional fechou os olhos para a situação dos Dalits quando se reuniram em Durban, e eles estão dispostos a fazê-lo novamente em Genebra, em Abril",
disse Peter Prove do Gabinete dos Negócios Internacionais e Direitos Humanos da FLM, referindo-se à próxima revisão da Conferência de Durban da ONU em Genebra, no próximo mês.

A novela “Caminho das Índias”, de autoria da novelista Glória Perez, exibida em horário nobre pela Rede Globo de Televisão, traz o drama dos Dalits como um de seus principais enredos. O personagem Bahuan, vivido pelo ator Márcio Garcia, um dos protagonistas da trama global, vive um Dalit, que dentre outros revezes, é impedido de viver sua grande paixão pela mocinha Maya, personagem interpretado por Juliana Paes.

Ver perfil do usuário

Valfrid


Admin
Admin
Assim, independentemente de serem cristãos ou não, como seres humanos eles merecem respeito!!

Isso é um desacato completo a declaração universal dos direitos humanos. Ao que me consta, a Índia é associana a ONU, logo, deveria fazer cumprí-lo, mas, no meu entender, os Dalits são vistos como menos que humanos, logo, na visão DELES não se aplicaria!!


_________________
Vídeos da Banda Pinprick: http://br.youtube.com/user/pinprickband

Ver perfil do usuário http://newfgm.forumeiros.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum