Forum Gospel Mania
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Forum Gospel Mania

Fórum Gospel Mania, o ponto de encontro dos evangélicos


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Cientologia, uma seita suspensa entre astros e estrelas

+2
Valfrid
Mineirinho
6 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Mineirinho

Mineirinho
Já sou frequente
Já sou frequente

A cientologia é conhecida como ''a seita das estrelas''. Nos Estados Unidos, já congrega uma constelação formada, entre outros, pelos atores Tom Cruise e John Travolta e pelo pianista Chick Corea. Mas eles não são os únicos famosos cientólogos, há ainda Michael Jackson (falou em esquisitice, este senhor não podia ficar de fora), Juliette Lewis, Anne Archer e Lisa-Marie Presley, dentre outros. A igreja carrega ainda outra fama - a de alvo de centenas de denúncias e condenações judiciais por delitos que vão de fraude fiscal a chantagem. Por essa razão, a estratégia de expansão do culto mira agora os países em desenvolvimento, onde há menos informação sobre as denúncias contra a seita e muita gente não fala inglês, portanto não entende os sites com acusações contra os cientologistas. Na Indonésia e na Gâmbia, por exemplo, os princípios da religião já são aplicados nos sistemas carcerário e educacional. Da Venezuela, saem missionários para os países vizinhos da América do Sul. O mercado mais cobiçado pela cientologia, no entanto, é o Brasil.

O problema é que, por aqui, a igreja ainda é um rascunho da matriz americana, que se baseia na adesão de famosos como estratégia de marketing (A Cientologia lançou suas sementes em solos brasileiros no ano de 2006.). A principal - e única - celebridade brasileira da seita é a escritora esotérica Monica Buonfiglio, que afirma ter sido beneficiada pelos princípios da cientologia na recuperação de cirurgias para a retirada de quatro tumores. O movimento conta com apenas duas missões em São Paulo e uma em Jundiaí, no interior do Estado. De olho nas estrelas da televisão, os cientologistas planejam abrir em breve uma sede no Rio de Janeiro. Segundo a direção da seita, já foram vendidos no Brasil cerca de 4 mil exemplares de 27 livros publicados por Lafayette Ronald Hubbard, o escritor de ficção científica que fundou a seita em 1954, nos EUA, e faleceu em 1986. Apesar da leitura, o número de fiéis brasileiros não passa de 200.

A palavra Cientologia, inventada por Hubbard, vem dos termos latinos scio, que significa conhecer, e logos, razão. Para os cientólogos, a Cientologia é uma religião cujo objetivo é "estudar o espírito, entender a relação de cada um consigo mesmo, com o universo e com outras formas de vida. É uma religião, uma sabedoria e uma ciência". Na verdade, trata-se de uma corrente de pensamento filosófico-religioso mesclada a técnicas psicoterápicas e doutrina budista. Segundo o próprio Hubbard, a religião criada por ele deve despertar no discípulo a consciência de que ele é imortal. É uma mistura de conceitos tirados do hinduísmo e das tradições cabalísticas. A Cientologia serve de base para uma série de técnicas como a psicanalítica (Dianética), e promete aos seus adeptos melhorar sua capacidade de comunicação e diminuir seus sofrimentos, ensinando-o a "lidar com as pessoas e seu meio". O homem é basicamente bom, composto de três partes: corpo, mente e espírito. É um ser imortal. Sua experiência vai muito além de uma só vida. Sua salvação depende de si mesmo, de seus semelhantes e de sua relação com o universo. O corpo é um componente indesejado do ser humano. A mente humana é limitada e não permite ao indivíduo tomar consciência de que ele é destinado a sobreviver . A mente é o sistema de comunicação entre o Thetan e o mundo ambiente. O espírito (na Cientologia, Thetan) é onisciente e imortal e, através da pista do tempo, percorre várias vidas. O espírito é tudo aquilo que você traz de bom e de ruim desta e de outras vidas. No início, todos os espíritos eram perfeitamente felizes num eterno presente, mas acharam que era uma situação aborrecedora e foi assim que, "para brincar", criaram o universo. Mas se tornaram vítimas do seu próprio "brinquedo", esquecendo-se de que o mesmo fora criado por eles.

Hubbard ainda formou o pensamento da Cientologia sobre Jesus Cristo tomando emprestado o mesmo ensino do Budismo, do Hinduísmo, do Taoismo e do Judaísmo: "teoria moral", que defende a idéia de que Jesus é apenas um exemplo de fé, de moral e de conduta. Alem dessa, Hubbard fez várias outras declarações infundadas sobre Jesus, como a que "Jesus era membro da seita dos essênios, que cria na reencarnação". Os essênios tinham um sistema de vida profundamente ascético, alimentavam-se frugalmente e possuíam um "Manual de Disciplina" que estabelecia regras para a vida da comunidade quanto ao que se podia comer ou não. Não aceitavam o sacrifício de animais. Impunham o celibato para seus membros, entre outras crenças. Basta uma leitura imparcial das Sagradas Escrituras para vermos que Jesus não era um "essênio". Os "essênios" primavam pela pureza exterior. Ao serem os discípulos acusados de comer sem lavar as mãos, Jesus os defendeu, dizendo:
"Convocando ele, de novo, a multidão, disse-lhes: Ouvi-me todos, e entendei. Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina" (Mc 7.14,15).

Tom Cruise – que esteve no Rio de Janeiro em fevereiro deste ano, para a pré-estreia, de seu mais recente filme, "Operação Valquíria", nos últimos tempos tem acumulado fracassos em sua até então bem sucedida carreira. Essa série de fracassos é o que faz com que ele seja menos lembrado pelos filmes e mais por ser adepto da polêmica cientologia. Como no Brasil “em se plantando tudo dá”, não duvido que em breve essa seita estará exibindo frutos mais, digamos, vistosos.

[Fontes: Época, Superinteressante, CACP e G1]

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

Bom... nossa constituição permite a liberdade de culto certo?!

Concordando ou não, não podemos fazer nada!

https://newfgm.forumeiros.com

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

"But Marge, what if we chose the wrong religion? Each week we just make God madder and madder."

Homer Jay Simpson.

Christiano


Chegando agora
Chegando agora

A cientologia simplesmente é apenas uma empresa que faz lavagem cerebral nas pessoas.

Se você é crítico da cientologia ou se você saiu dela por não concordar mais com suas práticas ou por qualquer outra razão, quem está lá dentro, por mais que pareça ser seu amigo, simplesmente vai cortar relações com você simplesmente por você não estar mais na igreja ou por falar contra suas práticas, mesmo que você nunca fale nada ofensivo contra a igreja, seus responsáveis ou seus membros.

Uma mulher americana chamada Tory Christman passou 30 anos dentro da cientologia, chegou nos mais altos níveis da igreja, conheceu seu marido lá dentro e passou 27 anos casada com ele. Quando ela começou a perceber os "podres" da igreja e saiu de lá, todos os seus amigos cientólogos passaram a se recusar a falar com ela e seu marido pediu o divórcio.

Além disso, ela sofre de epilepsia. Quando estava na igreja, foi dito para ela que ela tinha que parar de tomar os remédios receitados por um psiquiátrica para controlar seus ataques epiléticos. Quando ela parou de usar os remédios, os ataques voltaram e, para os cientólogos, isso aconteceu não porque ela estava doente, mas porque ela não estava fazendo direito as práticas da cientologia e tinha algo de errado com ela. Isso foi acontecendo até que ela decidiu voltar a tomar os remédios independente se fosse ser punida ou não.

Os cientólogos são contra a psiquiatria, que já foi chamada por Tom Cruise como "ciência nazista" e "pseudociência" (falsa ciência). Ele também criticou o fato de a atriz Brooke Shields (do filme "Lagoa Azul") por ela ter tomado remédios receitadas por um psiquiatra pelo fato de ela sofrer de depressão pós-parto.

O fato de os atores John Travolta e Kelly Preston serem cientólogos pode ter sido definitivo na morte do filho dos dois, Jett Travolta. Como a cientologia não aceita a psiquiatria nem a existência de doenças psiquiátricas, eles teriam se recusado a tratar de forma adequada a doença do filho (o autismo) e passaram a tratá-lo com remédios e receitas passadas pela igreja, que o diagnosticou com outra doença. Infelizmente isso não ajudou em nada, pois o garoto, que tinha 17 anos, morreu depois de um ataque epilético na casa de verão dos pais nas Bahamas.

Outras mortes já ocorreram nos EUA por causa das práticas pouco éticas da cientologia em relação à saúde de seus membros, sendo que um dos casos mais famosos envolveu uma mulher chamada Lisa McPherson, que morreu enquanto estava sob os cuidados de pessoas ligadas à cientologia em Clearwater, Flórida. Quem entende bem inglês, pode conhecer o caso em http://en.wikipedia.org/wiki/Lisa_McPherson

Eu discordo do Valfrid nesse caso, quanto a não podermos fazer nada sobre a cientologia. Há pessoas nos EUA fazendo de tudo para alertar as pessoas sobre o que existe de errado dentro da cientologia, para evitar que elas entrem na igreja ou para ajudar a tirar pessoas lá de dentro. E, graças a Deus, essas pessoas têm tido sucesso.

Eu infelizmente perdi a amizade de uma moça simplesmente por criticar as doutrinas da cientologia, sem qualquer tipo de ofensa. O nome dela é Lucélia Holland e ela divulgava a cientologia em Assis. Ela se mudou para São Paulo, talvez para ficar mais perto da sede da igreja.

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

Cristiano, porque você postou um novo tópico!?

https://newfgm.forumeiros.com

Christiano


Chegando agora
Chegando agora

Devo ter clicado no botão errado. Sorry.

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Christiano escreveu:
Eu discordo do Valfrid nesse caso, quanto a não podermos fazer nada sobre a cientologia. Há pessoas nos EUA fazendo de tudo para alertar as pessoas sobre o que existe de errado dentro da cientologia, para evitar que elas entrem na igreja ou para ajudar a tirar pessoas lá de dentro. E, graças a Deus, essas pessoas têm tido sucesso.

Eu infelizmente perdi a amizade de uma moça simplesmente por criticar as doutrinas da cientologia, sem qualquer tipo de ofensa. O nome dela é Lucélia Holland e ela divulgava a cientologia em Assis. Ela se mudou para São Paulo, talvez para ficar mais perto da sede da igreja.

O Sentido que o Valfrid expôs em "não fazer nada" seria "respeitar"
Não devemos ser coniventes com isso e dar exemplo, mas disso aí a começar jogar fogo nos templos alheios já é um longo passo.

Christiano


Chegando agora
Chegando agora

Concordo que devemos respeitar os cientólogos, mas também sou a favor dos protestos pacíficos que estão sendo feitos ao redor do mundo contra a cientologia, principalmente por causa do que eu narrei na minha mensagem anterior, como o fato de os líderes da cientologia colocar em risco a saúde de seus membros, o que vem ocasionando mortes como a do Jett Travolta e da Lisa McPherson.

E enquanto o grupo auto-intitulado Anonymous faz protestos pacíficos, membros da cientologia agridem verbal e fisicamente os seus críticos. Num desses protestos um deficiente físico foi agredido aos tapas por uma mulher que trabalha para a cientologia. É comum também nos protestos cientologistas arrancaram à força cartazes das mãos dos que estão protestando e, principalmente quando estão sendo filmados (alguns dos membros do Anonymous costumam levar câmeras amadoras para filmar os protestos), começarem a ofender gratuitamente essas pessoas, perguntando coisas como: "Quais são seus crimes? Você bateu na sua esposa? Você abusou de alguma criança? Que crimes você cometeu?" Para os cientologistas, o ataque é a melhor defesa.

Isso sem contar que a igreja da cientologia nos EUA tenta de todas as maneiras cercear a liberdade de expressão de seus críticos impedindo que eles protestem pacificamente em frente aos prédios da igreja, inclusive chamando a polícia e usando de mentiras, como que os participantes dos protestos são criminosos, terroristas, que eles pregam o ódio contra a igreja, etc. Tudo mentira para tentar silenciar os críticos.

Os membros da cientologia devem sim ser respeitados, pois estão sendo enganados. Também sou contra qualquer tipo de violência contra os cientologistas e contra os prédios onde estão instalados. Mas sou totalmente a favor de protestos pacíficos em frente a edifícios da cientologia em todo o mundo, como vem sendo feito pelo Anonymous.

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Protesto substitui evangelização? São termos conflitantes ou estamos falando do mesmo significado?

Christiano


Chegando agora
Chegando agora

Devemos evangelizar sim os membros da cientologia, mas devemos também protestar contra os líderes da igreja que colocam a vida de seus membros em risco, que fazem lavagem cerebral neles, etc. Não podemos mais aceitar que pessoas como Jett Travolta e Lisa McPherson morram porque a cientologia é contra a psiquiatria e faz com que seus membros sejam "medicados" com receitas que não funcionam ao invés de procurar um tratamento apropriado para seus problemas psiquiátricos. Os líderes da cientologia precisam ser presos e responsabilisados pelas mortes de pessoas como Lisa McPherson, que morreu sob a responsabilidade de oficiais da igreja e sem a possibilidade de um tratamento médico adequado. Mas infelizmente a igreja da cientologia e pode manipular a justiça em casos assim. E se todo mundo ficar quieto, sem fazer protestos como os que são feitos pelo Anonymous, em frente dos prédios da cientologia e em câmaras municipais de cidades em que a igreja tenta banir os protestos pacíficos, etc., eles vão continuar achando que podem fazer o que querem e os outros que se lasquem (sou educado e não vou usar uma palavra mais pesada). Vou traduzir um artigo sobre o caso da Lisa McPherson e postar aqui no tópico amanhã.

Aliás, se quiserem orar pela conversão da minha amiga que é membro da cientologia, o nome dela é Lucélia Holland. O perfil dela no Orkut é http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=16642989612201092489

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Fair enough.

Só uma coisa: Também existem pessoas que se recusam a aceitar tratamento médico por que um pastor disse a ter curado. Pessoas que confiam que estão curadas só por que fulano "em nome de Jesus" tirou a doença. Pessoas que confiam na "água santa", "óleo santo", "lápis santo", "vassoura santa" e "não-sei-mais-o-que santo"... Pessoas que além de darem um voto de confiança, contribuem financeiramente acreditando em curas miraculosas e profecias dos deuses.

Também temos que olhar pro nosso próprio "quintal" afinal, também precisa de ser varrido.

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

É Christiano, tem pastores que também fazem lavagem cerebral nos membros da igreja!

Tiremos a trave dos nossos olhos antes de tirar o argueiro dos olhos de outra pessoa!!

https://newfgm.forumeiros.com

MM

MM
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

[quote="Christiano"]A cientologia simplesmente é apenas uma empresa que faz lavagem cerebral nas pessoas.[quote]

Sério????
Eu achava que isso era coisa desses crentes loucos que ficam querendo me convencer de que se eu não for como eles eu vou pro inferno, que supostamente é um lugar terrível onde eu vou sofrer eternamente....

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Valfrid escreveu:É Christiano, tem pastores que também fazem lavagem cerebral nos membros da igreja!

Tiremos a trave dos nossos olhos antes de tirar o argueiro dos olhos de outra pessoa!!

Yeah, como dizia o sábio:
Se Deus é o caminho, Edir Macedo é o pedágio.

jjbrazil

jjbrazil
Chegando agora
Chegando agora

a resposta é simples... e é óbvio que esta na Palavra de Deus ..."Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." 2 Timóteo 4.3-4 ... sem necessidade de explicação :X

Mineirinho

Mineirinho
Já sou frequente
Já sou frequente

Seja bem vindo, jjBrazil. Garotinha linda, é tua filha? Wink

jjbrazil

jjbrazil
Chegando agora
Chegando agora

Obrigado! É sim a herdeira (das contas hehehe)

Mineirinho

Mineirinho
Já sou frequente
Já sou frequente

jjbrazil escreveu:Obrigado! É sim a herdeira (das contas hehehe)

Que o SENHOR os abençoe, em nome de JESUS! Wink

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos