Forum Gospel Mania
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Forum Gospel Mania

Fórum Gospel Mania, o ponto de encontro dos evangélicos


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Os crentes e a doação de Órgãos: omissão e indiferença?

+5
MM
Christiano
Valfrid
Aroldo Chuasneguer
Mineirinho
9 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Mineirinho

Mineirinho
Já sou frequente
Já sou frequente

Doação de órgãos. Eis aqui mais um assunto dos que não costumam estar nos postulados da teologia evangélica. Por mais que desejemos, não tomamos conhecimento, até o momento, de qualquer monografia evangélica abordando o tema em questão.

Estranhamente, a teologia cristã-evangélica, tanto demore em manifestar-se sobre o assunto, mas é bom e vital que se iniciem os ensaios sobre o tema e que nós crentes tenhamos a coragem de encarar os desafios dos tempos modernos que nos atropelam com assuntos controvertidos, envolvendo convicções espirituais e requerendo de nós alguma posição, com vistas a nortear o povo evangélico. É preciso ter peito para se levantar esses assuntos e - às favas com a modéstia Cool -, eu tenho.

Com a Lei n.º 9.434 de 04/02/97, que trata da DOAÇÃO PRESUMIDA DE ÓRGÃOS, para fins de transplante, somos forçados a declarar em nossas Carteiras de Identidade e Carteira Nacional de Habilitação a nossa decisão quanto o ser ou não doadores de órgãos e tecidos. Tal Lei, é válida para crentes, descrentes, macumbeiros, satanistas, livres pensadores...

A doação de órgãos e tecidos é vista por grande parte da humanidade - independente de credo e/ou ideologias - como um ato de solidariedade e caridade, de amor ao próximo, até com expectativa de, quem sabe..., uma retribuição com bênçãos no além - o que nós crentes chamamos de "galardão".

Decisões importantes incluem nossos princípios e valores, muitos dos quais são mais apreendidos, do que compreendidos. Esses princípios afetam nosso ponto de vista de vida e morte e conceitos fundamentais como significado de fé, relacionamento e honra.

Prepare sua mente com antecipação, se possível, especialmente em termos de textos, conceitos e princípios bíblicos que irão orientar suas decisões. Conte mais com a possibilidade de conflitos do que de respostas prontas. Lembre-se, porém, de que, embora alternativas aceitáveis pelas idéias correntes no mundo possam não ser aceitáveis pelo pensamento cristão, a maioria das alternativas cristãs se enquadra nos parâmetros de aceitação do mundo.

O tema analisado parece simples, mas vemos, facilmente, que ele gera desgastante conflito. Tanto assim que o Governo, ouvindo o reclamo geral da população quanto a uma interferência em assunto tão melindroso, decidiu acatar a orientação médica concernente à palavra da família do falecido quando este não tenha feito em vida em declaração documental.

Se o crente resolver dar atenção às Escrituras Sagradas sobre o que ela fala relativamente ao corpo humano, há de ficar em embaraço, ante a opinião da grande maioria à sua volta, e às suas possíveis convicções próprias.

Vejamos então os conceitos bíblicos:

a) Comiseração - Existe a afirmativa: Jesus deu a sua vida para nos salvar, portanto, também, podemos salvar alguém dando nossos órgãos. É verdade, em parte, pois nem de longe é possível comparar a obra vicária de Jesus que consistiu na salvação do homem integral: espírito, corpo e alma.

Há quem pergunte: e se fosse você ou seu filho o necessitado de um órgão, qual seria a sua atitude? Deixemos claro que esta abordagem não tem necessariamente a resposta para o problema. É uma abordagem envolvendo, também, um prisma religioso.

Poderia, ademais, ser feita a seguinte pergunta: você dá sua vida ou a vida do seu filho por Jesus Cristo? Certamente que tudo dependeria do grau de fé e convicção de cada um.

b) Espiritualidade - Entendemos, por convicção religiosa, com todo respeito, que órgão não regenerativo não deveria ser doado, pois que, o homem, mesmo morto, tem vínculos enigmáticos. O homem morto não é como cão ou a galinha, etc... Parece que os antigos sabiam mais sobre isto do que nós dando ordens póstumas na esperança do viver futuro, conforme Gênesis 50: 24-26.

O mundo e suas forças espirituais, sem dúvida, têm trabalhado para fazer do homem um ser desatento espiritualmente quanto ao corpo físico, igualando o corpo humano ao de um animal qualquer, valorizando, somente, o aqui e o agora e, mesmo assim, produzindo, a cada dia, meio de degradação tanto biológica quanto espiritual.

O apóstolo Paulo afirma com veemência que o corpo do crente é templo do Espírito Santo, vide 1 aos Coríntios 3: 16, constituindo uma oferta de movimento ao Senhor Deus, conforme Êxodo 29: 24 e Rm 12: 1.

c) Aspectos éticos - Que fazer ante o clamor de um moribundo necessitado de um órgão para sua sobrevivência? Disse-me alguém: após a minha morte podem fazer de mim o que quiserem. Concordo. O que outros fazem comigo após a morte é uma coisa. Outra sou eu decidir. E o que vale para Deus é sempre o que eu decido hoje, sendo eu uma pessoa de convicções firmadas nas Escrituras Sagradas.

Há o chamamento para o texto de João 6: 63: "O Espírito é o que vivifica a carne para nada aproveita". Ora, é obvio que Jesus não estava autorizando a comiseração do corpo, visto que ele mesmo zelou muito bem do seu próprio corpo, como não poderia deixar de ser, pois ele era detentor da plenitude do Espírito Santo. Temos que atinar para o contexto geral do ensino de Jesus.

d) A questão da ressurreição - Deparamos na Bíblia com a doutrina da ressurreição. Ela é fundamental no conjunto do ensino cristão. O Senhor Jesus, ressurgiu dentre os mortos e trouxe consigo as marcas eternas que o homem lhe fizera. Gostaríamos muito de ter a certeza de que tais marcas, constituem apenas um referencial de lembrança relativamente ao sacrifício de Cristo pela humanidade ou se as marcas expostas pelo Senhor Jesus seriam estigmas irreversíveis produzidas, primeiro no corpo humano do Salvador, oriundas da decisão de entrega. Sei que esta abordagem poderá servir de galhofa para alguns e até poderão achá-la ridícula. Afinal, o futuro a Deus pertence.

Podemos então concluir, que, admitindo que não encontramos facilidade para dizer a um irmão se deve ou não doar seus órgãos. Fiquemos então preocupados, pois sempre nossas decisões pesam na balança espiritual. Ou será que, em se tratando de doação de órgãos, nada tem a ver? Como será que Deus vê o caso? Isto também é mistério.

Prefiro, então, doar os meus órgãos (por mim, podem retirar e doar a quem quiserem, tudo o que em mim se possa aproveitar, já que o que sobrar inevitavelmente será comido por famintos vermes sem que NINGUÉM possa impedi-los), mas não critico, absolutamente, quem decide em não fazê-lo. Afinal, decisão é decisão e que Deus tenha misericórdia de nós, por TODAS as nossas decisões - quer sejam favoráveis ou não, boas ou más; serão levadas à juizo Naquele Grande Dia.

E você, qual sua opinião sobre esse assunto? Na Igreja onde você congrega, seus líderes orientam sobre o tema, ou lá, como na maioria esmagadora das Igrejas - incluindo a que eu congrego, diga-se -, preferem omitir e se portarem com indiferença, jogando o assunto nos já lotados "porões da espiritualidade"? Você é um doador de órgãos?

Levando em conta os ateus e/ou os livres pensadores que aqui postam, gostaria também saber o [convenhamos, nem sempre] pertinente e [sejamos justos] inteligente posicionamento desses amados.
Quem será o(a) primeiro(a) a se manifestar (ou esse será mais um daqueles tópicos fadados às míseras [ou a nenhuma] postagens?).

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Eu doo sangue a cada três meses e sou doador de órgãos. E se um dia eu tiver que decidir sobre doar os órgãos de alguém da minha família, vai ser doado. E sorte que lá em casa todo mundo é doador... Se não fossem, e eu tivesse que escolher, bom, doaria do mesmo jeito =)

Excepto pelo meu pulmão que já é "bichado por natureza" podem levar tudo. HUahuauhuhauhauhauhaa

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

O meu também, o que der para aproveitar, pode levar!

https://newfgm.forumeiros.com

Christiano


Chegando agora
Chegando agora

Eu respeitaria a decisão dos meus parentes. Se uma das minhas tias que são solteiras e sem filhos morresse, por exemplo, e eu tivesse que resolver, eu só concordaria com a doação se ela tivesse me dito em vida que gostaria de doar os órgãos.

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Christiano escreveu:Eu respeitaria a decisão dos meus parentes. Se uma das minhas tias que são solteiras e sem filhos morresse, por exemplo, e eu tivesse que resolver, eu só concordaria com a doação se ela tivesse me dito em vida que gostaria de doar os órgãos.
Eu não.
Se eles não quiserem doar, que venham conversar comigo depois. Hahahahahahaha

MM

MM
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Aroldo Chuasneguer escreveu:
Christiano escreveu:Eu respeitaria a decisão dos meus parentes. Se uma das minhas tias que são solteiras e sem filhos morresse, por exemplo, e eu tivesse que resolver, eu só concordaria com a doação se ela tivesse me dito em vida que gostaria de doar os órgãos.
Eu não.
Se eles não quiserem doar, que venham conversar comigo depois. Hahahahahahaha

Concordo, eu lá sou testemunha de jeová pra ficar com essas palhaçadas organico-religiosas????
rs

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

Boa MM!

https://newfgm.forumeiros.com

vivicki

vivicki
Moderadores
Moderadores

Ninguém vai querer meus olhos. ¬¬'

De resto, pode levar que eu não vou brigar com ninguém.
Hehehe

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

Pq?! Qual o problema dos seus olhos?!

https://newfgm.forumeiros.com

vivicki

vivicki
Moderadores
Moderadores

Valfrid escreveu:Pq?! Qual o problema dos seus olhos?!

Tem um grau meio forte de miopia...
Rolling Eyes

MM

MM
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

vivicki escreveu:
Valfrid escreveu:Pq?! Qual o problema dos seus olhos?!

Tem um grau meio forte de miopia...
Rolling Eyes

antes ver mal que não ver nada, rs

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

Ah prima, é que quase nunca te vejo de óculos e não sabia que usava lente!!

hehehehehehe

https://newfgm.forumeiros.com

vivicki

vivicki
Moderadores
Moderadores

MM escreveu:
antes ver mal que não ver nada, rs


AHUAHUAHUAHA

Na última vez que eu fui no oftalmo ele disse:
- Seu olho esquerdo sempre foi ruim assim?


Tô até com medo de voltar lá e ele perguntar: "tem cão guia?", mas tô sentindo que esse grau aumentou.

¬¬'


Pois é, Val.
Sem lentes/óculos eu não enxergo nada.

Mineirinho

Mineirinho
Já sou frequente
Já sou frequente

vivicki escreveu:
MM escreveu:
antes ver mal que não ver nada, rs


AHUAHUAHUAHA

Na última vez que eu fui no oftalmo ele disse:
- Seu olho esquerdo sempre foi ruim assim?


Tô até com medo de voltar lá e ele perguntar: "tem cão guia?", mas tô sentindo que esse grau aumentou.

¬¬'


Pois é, Val.
Sem lentes/óculos eu não enxergo nada.

Eu também uso óculos. Eles são nada mais nada menos do que um detalhe em minha belíssima estampa afro. afro

jjbrazil

jjbrazil
Chegando agora
Chegando agora

Também desconheço qualquer idéia contrária a doação de órgãos...

Ninha

Ninha
Já sou frequente
Já sou frequente

Eu acho que as pessoas tem medo de lidar com a morte por isso procuram fugir de assuntos ligados a ela....

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

Isso é fato Ninha!! Vá num velório e veja como as pessoas ficam estarrecidas com algo que é natural, afinal, para morrer, basta estar vivo!

https://newfgm.forumeiros.com

shine


Chegando agora
Chegando agora

A teologia cristã-evangelica não se manisesgtou aina sobre o caso porque, o mesmo com certeza, não engloba o conhecimento de Deus, Jesus e salvação, apenas por isso. Mas se desejarem fazer uma salda...fiquem à vontade!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos