Forum Gospel Mania

Fórum Gospel Mania, o ponto de encontro dos evangélicos


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Aqui em BH, José é Maria

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Aqui em BH, José é Maria em Dom Ago 02, 2009 11:56 am

Mineirinho


Já sou frequente
Já sou frequente
As escolas municipais da capital mineira voltarão das férias com mais igualdade entre os alunos. Belo Horizonte é a primeira capital do país a adotar, em toda a rede municipal de ensino, o uso do nome social de travestis e transexuais.

Foi publicada no "Diário Oficial do Município" (DOM) uma resolução do Conselho Municipal da Educação que determina que a rede muncipal inclua nos registros e documentos escolares e também nas chamadas em sala de aula o nome pelo qual os transgêneros preferem ser chamados.

O coordenador do programa Educação Sem Homofobia, da Secretaria Municipal de Belo Horizonte, José Wilson Ricardo, explica que a medida tenta barrar a enorme evasão escolar devido ao preconceito.
"Os travestis e transexuais entram na escola e não costumam ficar mais de dois meses, porque se vestem de acordo com a sua identidade de gênero mas são chamados pelo nome de registro civil, o que lhes causa um grande constrangimento. A homofobia gera insegurança, estigmatização e isolamento",
afirmou Ricardo.

Pela resolução, os alunos com 18 anos ou mais poderão solicitar a adoção do nome social diretamente, por escrito, à direção da escola. No caso de menores deverá ser feito pelo responsável legal. A Secretaria de Educação fará um acompanhamento das escolas e oferecerá um curso, em parceria com a UFMG para capacitar educadores sobre a diversidade sexual. Cerca de 280 fizeram o curso neste ano. A discussão para implantar essa reivindicação da comunidade LGBT começou há cerca de dois anos.

Segundo a psicóloga e mestre em letras Everlyn, se a escola quer ser um ambiente de inculsão e respeito às diferenças, reconhecer o nome social de travestis e transexuais é o primeiro passo.
"A não inclusão do nome social nos documentos escolares, além de ser uma exclusão simbólica, é uma forma de violência",
afirma. Everlyn, que é transexual, completa dizendo que
"a escola deve garantir a segurança física e subjetiva à necessidades particulares de identidade e construção de gênero."

Ainda sobre as conquistas da turma do arcoiris

Na Câmara Municipal de Belo Horizonte, continua a polêmica envolvendo o projeto de lei que pretende instituir o terceiro domingo de julho como o Dia da Parada do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e trangêneros; pelo andar da carruagem esta sigla tende a aumentar ainda mais). A maior resistências até o momento seria da chamada bancada evangélica, que ameaça, inclusive, travar a pauta em caso de aprovação do projeto (Dá-lhes,crentes!).

No entanto, para o presidente do Centro da Luta pela Livre Orientação Sexual (Cellos), Paulo Cezar de Souza Teixeira, o projeto já deve ser votado agora no mês de agosto.
"Primeiro eles alegaram que se tratava de uma incostitucionalidade, mas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), após estudos, mostrou o contrário. Depois disseram que a prefeitura seria responsável pelo evento, e que ficaria muito onerada. Outra inverdade. O movimento social sempre se responsabilizou por tudo",
disse (Dá-lhes, gays!). Enfim, quem vencerá? A turma do arcoiris ou a turma da Bíblia? Por enquanto, ponto para a primeira. Aguardemos, então, os próximos rouds.

Ver perfil do usuário

2 Re: Aqui em BH, José é Maria em Seg Ago 03, 2009 9:29 pm

Valfrid


Admin
Admin
Olha, a escola realmente não pode fazer distinção e nem causar contrangimento mas, como dizem por aí, antigamente ser gay era proibido, hoje é tolerado então, deixa eu ir embora antes que seja obrigatório!


_________________
Vídeos da Banda Pinprick: http://br.youtube.com/user/pinprickband

Ver perfil do usuário http://newfgm.forumeiros.com

3 Re: Aqui em BH, José é Maria em Ter Ago 04, 2009 11:23 am

Aroldo Chuasneguer


Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!
A "Turma da Bíblia" não tem chance nessa briga, é guerra perdida... Daqui agora só caminha pra pior... (n)

Ver perfil do usuário

4 Re: Aqui em BH, José é Maria Hoje à(s) 12:39 pm

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum