Forum Gospel Mania

Fórum Gospel Mania, o ponto de encontro dos evangélicos


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Iurd, seita ou não seita, eis a questão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Iurd, seita ou não seita, eis a questão em Dom Ago 23, 2009 1:55 pm

Mineirinho


Já sou frequente
Já sou frequente
A Iurd está em guerra com a Globo já há tempos. Esta guerra foi deflagrada ainda na década de 90 quando ocorreu o histórico e desastroso episódio do "chute na santa", quando no dia 12 de outubro (de 1995), data especial para os católicos, que comemoram o dia de "Nossa" Senhora Aparecida, a quem eles chamam de padroeira do Brasil. Nessa data iniciou a campanha da emissora de Roberto Marinho (na época ainda vivo) contra a igreja do bispo Macedo. Esta tal guerra já teve várias fases e estava até há algumas semanas, em trégua. A Globo - que por enquanto ainda está em franca vantagem -, já deu duros golpes na adversária, como a cobertura da prisão de Macedo, por exemplo e a minissérie "Decadência". Escrita por Dias Gomes (exatamente no ano de 1995), mostrava o ator Edson Celulari no papel de um pastor farsante, charlatão e corrupto, fazendo uma clara alusão a Edir Macedo. Outro ataque da Globo na Iurd, foi chamá-la de seita em suas reportagens. Macedo e seus seguidores ficaram furiosos, pois a Iurd se posiciona como "combatente das seitas" (principalmente da ICAR e das religiões afro). Mas afinal a Iurd é ou não uma seita?

Vejamos um breve histórico sobre o surgimento da Iurd. Fundada, em 1977 pelo então funcionário da Loterj, Edir Macedo Bezerra e outros três evangélicos (um deles, o seu cunhado Romildo Ribeiro Soares, mais conhecido como R. R. Soares, hoje líder de uma das principais concorrentes da Iurd, a Igreja Internacional da Graça de DEUS) numa antiga casa funerária, no Rio de Janeiro. A Igreja surgiu da dissidência de outra entidade religiosa, a Nova Vida. Na ocasião, Macedo encontrava-se em grande dificuldade com a doença de sua filha, que nasceu com lábio leporino, o que levou-o a se afastar da Igreja da qual era freqüentador. Surgiu neste momento a sua criação religiosa conhecida como a Igreja Universal do Reino de Deus.

Desde então, sua Igreja tem se pronunciado como a instituição que oferecerá o "reino dos céus" na face da terra a todos os homens de boa fé, desde que sejam seus seguidores. Com isto, a Igreja encontrou uma grande legião de oprimidos, que buscava encontrar nela prosperidade material, felicidade e saúde. Ultimamente, a IURD vem utilizando-se do termo “agência de cura” para se autodenominar, e assim segue promovendo "milagres". Os seguidores devem se submeter às suas regras para a obtenção e usufruto dos benefícios proporcionados.

Polêmicas nas práticas doutrinárias? Tem, sim senhor! Só pra citar algumas: Fogueira Santa de Israel, Sessão do Descarrego, farta (e "criativa") distribuição de suvenires espirituais, teologia da prosperidade, ordens ("Eu determino!") pra DEUS... Isto sem contar o posicionamento de Edir Macedo sobre o aborto

Edir Macedo escreveu:(...)"Eu aprovo porque acho um absurdo a mulher ter um filho indesejado. Ela tem direito ao aborto. É o que permite a lei. (...) Fazer aborto é melhor que passar fome.(...)"

[Trechos do livro "O Bispo"]
e as várias denúncias sobre desvio e lavagem de dinheiro que seria realizado por ele (hoje, a principal arma da Globo contra a Universal).

Quando tinha apenas doze anos de fundação, a igreja já possuía uma renda financeira suficiente para comprar uma emissora de TV, dinheiro arrecadado dos seguidores, que contribuem com 10% do seu salário. O dizimo e as chamadas "ofertas com propósito" (que atualmente tem o valor mínimo estipulado à partir de R$10,00, pois menos do que isso "é falta de fé" e valor máximo literalmente ilimitado) é o símbolo da fidelidade dos seguidores a DEUS.

Em 1992, Edir Macedo, fundador e líder da seita, passou 11 dias em prisão preventiva, por conta de um processo criminal no qual a principal acusação era a de estelionato (apropriação de bens alheios mediante ardil). Em 1995, a Associação Evangélica Brasileira, que reunia boa parte das instituições do protestantismo local, presidida pelo então prestigiado pastor Caio Fábio, divulgou um pronunciamento no qual se afirmava que a IURD, devido a suas doutrinas e práticas, carece de autenticidade protestante.

Esta é a Iurd, que, a despeito de tudo isto (para desespero de muitos crentes e não necessariamente "tão" crentes) cresce mundo afora num abrir e fechar de olhos, cujas reuniões de cultos estão sempre lotadas, principalmente as sedes estaduais, mega templos chamados de Catedrais.

Mas na sua opinião, é a Iurd uma seita? Se sua resposta for sim ou não, por gentileza, diga em que se baseia sua opinião, amém?!

Ver perfil do usuário

2 Re: Iurd, seita ou não seita, eis a questão em Seg Ago 24, 2009 9:37 am

Valfrid


Admin
Admin
A IURD disvirtua o evangelho REAL, logo, é uma seita!


_________________
Vídeos da Banda Pinprick: http://br.youtube.com/user/pinprickband

Ver perfil do usuário http://newfgm.forumeiros.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum