Forum Gospel Mania

Fórum Gospel Mania, o ponto de encontro dos evangélicos


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

ESTOU ARREPENDIDO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 ESTOU ARREPENDIDO em Seg Jun 16, 2008 8:38 pm

Gui


Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!
Um grande privilégio dos pastores é acompanhar um povo levantado por Deus e testemunhar evidências e acontecimentos do poder de Deus. Em tempo recorde, vidas têm sido regeneradas, separadas, se tornado amigos de Deus e seus ministérios alcançam prosperidade espiritual admirável.
Temos acompanhado e vivido isso. Porém, enquanto uns nos arrancam suspiros, outros praticamente têm dado outros tipos de testemunhos e nos levam a dizer “misericórdia”.

E nós? Se alguém ficar um tempo sem nos ver, dirá: glória a Deus ou misericórdia?

Este despertar espiritual que vemos em algumas pessoas está à disposição para todos nós desde que venhamos a enfrentar a dolorosa via do arrependimento.

Uma coisa é se arrepender de pecados latentes; outra é entrar na dimensão do verdadeiro arrependimento.

Muita gente fica confusa e se pergunta: Como assim? Como me arrepender de novo se eu já me arrependi dos meus pecados?

Uma coisa é nos arrependermos de pecados que cometemos em certas áreas das nossas vidas; é como resolver parte do que precisa ser resolvido diante de Deus, ou seja, pecados que nunca mais irão me tentar. Mas há áreas que ainda nos fazem pecar; isso significa que ainda não entramos em uma dimensão verdadeira de arrependimento. São pecados ocultos que não estão escondidos dos olhos de Deus.
Essa brecha se torna em algo que não nos deixará alcançar nossas metas e objetivos. Muitos de nós que cremos, desejamos, precisamos, oramos e sabemos que as bênçãos já foram liberadas e que Jesus já morreu por elas; mas elas não chegam até nós porque não chegamos à dimensão de verdadeiro arrependimento.

São pastores, líderes de células e vidas que foram levantadas por Deus, foram enviadas, mas não passaram por um verdadeiro arrependimento; mesmo assim, cuidam de vidas e pastoreiam. Contudo, existem áreas fracassadas que impedem que ministrem sobre todas as coisas com liberdade, porque ainda estão cativos e não conseguem libertar ninguém, pois só conseguem falar sobre aquilo que têm vitória. São pessoas que não vivem a plenitude do poder de Deus.

Se abrirmos a Bíblia no livro de Joel 2:12,13 veremos que Deus espera que o seu povo se volte à Ele com jejum e oração, que busque Sua face e não que somente rasgue suas vestes para simbolizar um arrependimento externo mas, sim, que não admitam o pecado e espera a transformação deste mundo. Deus é tardio em irar-se e nos dá chance de arrependimento e de nos aproximar do Seu altar e ali encontrar misericórdia, e não castigo.
Agora analisaremos um trecho bíblico, o mais tradicional e conhecido; porém, não o que fala sobre a relação homem de Deus, pecado e arrependimento.

Fazendo um pano de fundo:

O livro de Atos 13:22 concede a Davi o título de “homem segundo o coração de Deus”, o que nos leva a crer que este homem fez tudo o que agradava a Deus. Mas, sabemos que isso não é verdade porque conhecemos a história e sabemos que Davi falhou, errou, caiu e centenas de vezes esta cena se repete. Temos muitos exemplos de vidas na história que começaram bem, mas em determinado período a pessoa se sente cheio; começa humilde, é abençoado por Deus, exerce liderança, é prospero, estabelecido e realizado, mas começa a se sentir inatingível, acima do bem e do mal e, ao mesmo tempo, insatisfeito. Acha que o cotidiano está sem graça e que a vida está uma mesmice e acredita que a sua família o sufoca, talvez estressado por muito trabalho e resolve dar um tempo na varanda.
Foi o que aconteceu com Davi, ele sentia tudo isso e também foi dar um tempo por se sentir com muita responsabilidade; então, foi pra varanda e viu Batseba.
Temos muito que aprender, inclusive com a sua falta, porque um homem aprende com seus antecessores. Davi é pego com espírito de sensualidade que veio para destruí-lo. Não caiu da noite para o dia; caiu porque permitiu que Satanás lançasse sementes em seu coração e com isso tornasse seus olhos maus. É quando um homem de Deus aceita cobiçar um pouquinho. Davi tenta resistir àquela imagem que deu espaço para Satanás agir na lascívia umas duas vezes; mas fica com vontade de olhar novamente, até que depois de certo tempo já está convidando Batseba para visitá-lo.

Varanda quer dizer que você está na hora e no lugar errados. É o tempo “a mais” que você se deixa levar:

Computador, TV, festinha social que damos lugar para o “algo a mais”.

Davi só queria uma aventura; mas houve conseqüência do seu pecado que se transformou num enorme problema e ele tenta através de mecanismo humano resolver a situação.
A situação chega aos céus e Deus levanta o profeta Natã para mostrar o quão grave era o seu pecado e que de maneira humana não iria resolver aquela situação.

Deus não tem filhos preferidos; os “conforme seu coração” são os que fazem Sua vontade

Davi não era diferente de nós, ele era segundo o coração de Deus porque fez a Sua vontade e se fizermos também o seremos. Significa que Deus não irá passar a mão na cabeça e cobrir seus pecados; Ele usa os seus para alertar a voltar ao caminho e a mensagem do profeta está dizendo que se não houver arrependimento, o problema se agravará.

2 Samuel 12:7-15
Davi, como muitos, achou que iria esconder seus pecados e que continuaria vivendo como se nada tivesse acontecido. O profeta traz a ficha com o pecado que Davi pensava ter se livrado e que ele não ficaria sem as conseqüências e as mostra para que ele se lembrasse de onde Deus o havia tirado.

1º conseqüência: vem sobre a área financeira (vs Cool.
A Bíblia conta tudo o que Deus fez para Davi, que teria feito tais e tais coisas e que teria dado se Davi não tivesse pecado:

Adultério traz conseqüência na área financeira

Adultério traz falência; isso não significa que todos que faliram foi por adultério, pois há situações em que Deus te leva a uma situação de falência para depois te erguer e te dar autoridade para pregar sobre aquilo que você viveu. Mas falamos daquele que trilhou uma vida de adultério, sendo conhecedor do que é adultério diante de Deus e, mesmo assim, comete conscientemente.
Pode não ser na hora, porque o salário do pecado é a morte, e o salário não vem na mesma hora, vem depois de um tempo.
Em uma época produtiva, seja homem ou mulher, quando existe autoridade sobre sua vida estas autoridades espirituais se achegam a estas pessoas porque querem a autoridade e o domínio que está sobre elas. É uma entidade que vem com espírito de sedução para destruir anos de esforço. Por isso ouvimos que homens de Deus e vidas sendo destruídas por um passo em falso. É um risco que vivemos.
A infidelidade conjugal é hoje um dos maiores problemas da nossa sociedade e em algumas regiões os números são assustadores.
Por que uma sociedade, uma cidade, pode ser afetada por um divórcio?
Porque traz conseqüências nos sentimentos. Muitas pessoas desistem e muitas com fé em Deus são abaladas nas sua crença. O lar fica desestruturado, as pessoas caem em um ritmo de balada, os filhos se afundam nas drogas e ficam sem referência familiar e se tornam rebeldes.

Davi não podia mais ser abençoado porque seu pecado o paralisou e ele foi culpado por não receber as bênçãos.

2º conseqüência: traz a espada (vs 10).
Davi foi mentor intelectual de um crime.
Quando ocorre uma relação extraconjugal e acontece uma gravidez, geralmente esta gravidez é indesejável, e uma solução que encontram é o aborto.
Aborto é prática abominável diante de Deus, é roubar o direito à vida, é assassinato, é sangue inocente derramado. Está ligado à mãe, mas é uma vida independente do cordão, da placenta.
No Salmo 51 Davi ora a Deus para que o livre dos pecados de sangue.

3º conseqüência: traz vergonha e destruição familiar (vs 11b).
Deus está dizendo que Davi pecou com uma mulher, mas sua descendência sofreria a conseqüência dez vezes mais e todos ficariam sabendo. Davi viveu a vergonha de ver sua família abalada e ver seu filho deitando com as concubinas que eram dele. Deus avisou que viria à tona e que seria exposto.

4º conseqüência: maldição familiar (vs 11).
Salomão, seu filho, pecou por causa de mulher e o reino começou a ser dividido.
Mas Deus estava dizendo que havia uma saída. Na hora que Davi vê tudo desabar, resolve confessar o seu pecado. O Salmo 51 foi lido no templo, a confissão dos pecados de Davi se tornou pública.

Parece que confessar pecado é se expor, segundo o que o diabo vem colocar nas nossas mentes e nos deixa com medo do que pode acontecer com a confissão, qualquer que seja a situação.
Há situações que vivemos onde parece que estamos nos expondo; mas Deus nos agarra e diz que não irá nos perder. Talvez, temos de ficar marcados; mas isso é para que não sejamos tragados.
O pecado Deus perdoa; apesar do perdão, as conseqüências precisam ser administradas.

Nada muda o que Deus determinou (vs 15-18;20).
Se pecarmos, erramos! Deus nos perdoa; mas precisamos pedir para Ele nos dar estratégias para passar pelas conseqüências do que fizemos, para poder passar o mais rápido possível por esta fase que não tem como mudar esta realidade. Temos de passar pelas conseqüências.
Davi perdeu o filho, e nós podemos perder: ministério, casamento, emprego ou o que nem acharíamos que poderíamos perder.

A Bíblia diz no Salmo 32:1,2 que o homem que não tem nada que possa condená-lo é bem-aventurado.
A confissão breca todas as maldições e traz restauração, cura e libertação.
A prova de que Davi se arrependeu foi que nunca mais caiu no mesmo pecado.
Esta é a diferença entre arrependimento e remorso.
Quando nos arrependemos, sentimos dor, aquilo dói e não tememos perder coisas; tememos ferir o coração do Pai, porque o que dói é perder a intimidade com Deus.

Não tenha dificuldade em se concentrar, porque esta palavra pode ser exatamente para quem está divagando e não está conseguindo se concentrar no que Deus está dizendo.

Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada e cujo pecado é coberto.

Deus abençoe

Originalmente escrito por : Ap. Rina

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum