Forum Gospel Mania

Fórum Gospel Mania, o ponto de encontro dos evangélicos


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

TJs.: "O Paraíso é aqui!"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 TJs.: "O Paraíso é aqui!" em Qui Jan 29, 2009 3:12 pm

Mineirinho


Já sou frequente
Já sou frequente
O movimento religioso conhecido por Testemunhas de Jeová assume-se como uma religião cristã não-trinitária. Afirmam adorar exclusivamente a Jeová e consideram-se seguidores de Jesus Cristo. Crêem que a sua religião é a restauração do verdadeiro cristianismo, mas rejeitam a classificação de serem fundamentalistas no sentido em que o termo é comumente usado . Afirmam basear todas as suas práticas e doutrinas no conteúdo da Bíblia .

Possuem adeptos em 236 países e territórios autónomos, ascendendo a mais de sete milhões e cem mil praticantes, apesar de reunirem um número muito superior de simpatizantes. Segundo o Anuário das Testemunhas de Jeová de 2009 e a página de estatísticas oficial, 17.790.631 pessoas assistiram à Comemoração da Morte de Cristo constituindo um número bem superior aos dos membros ativos, ou seja, outros dez milhões de simpatizantes têm assistido às suas reuniões e/ou participado de seus cursos bíblicos semanais.

As Testemunhas de Jeová são bem conhecidas pela sua regularidade e grande persistência na obra de evangelização de casa em casa e nas ruas (Quem de nós nunca recebeu a inoportunada de uma TJ em pleno domingo pela manhã, que atire a primeira pedra.). Possuem um dos maiores parques gráficos do mundo visando a impressão e distribuição de centenas de milhões de exemplares da Bíblia (tradução do Novo Mundo) e de publicações baseadas nela. Como parte da sua adoração a Deus, assistem semanalmente a reuniões congregacionais e a grandes eventos anuais, onde o estudo da Bíblia constitui a principal temática.

São ainda conhecidas por recusarem muitas das doutrinas centrais das demais religiões cristãs, pelo apego a fortes valores que afirmam ser baseados na Bíblia, nomeadamente quanto à neutralidade política, à moralidade sexual, à honestidade e à recusa em aceitar transfusões de sangue. Os adeptos da seita também não comemoram aniversários.

Alguns as chamam de propagandistas cristãos, de um novo culto cristão, de uma seita cristã influenciada pelo judaísmo ou de fanáticos que rejeitam tratamento médico. Todavia, a Associação Mundial das Testemunhas de Jeová refuta tais afirmações. Segundo as Testemunhas de Jeová, não importa quanto lhes custe isso, dizem seguir à risca os preceitos bíblicos. Afirmam que não inventaram uma nova religião, mas apenas seguem o que está escrito na Bíblia, e que não importa qual seja a situação, ela contém as orientações e os conselhos para suas vidas.

Afirmam que suas crenças, ensinos e atividades são baseadas nela, e por isso incentivam a sua leitura diária. Para ajuda ao entendimento bíblico, suas publicações são produzidas e distribuídas em muitas campanhas missionárias ao redor do mundo.

As Testemunhas de Jeová crêem praticar a religião verdadeira (ou seja, o primitivo Cristianismo), e por fazer isso, serão salvas como grupo, o que não significa que toda Testemunha individual seja salva. Ensinam que, para alguém poder ser salvo, a pessoa tem de obter conhecimento sobre a vontade de Deus (João 17:3), conforme expressa na Bíblia, e pôr em prática aquilo que aprende, mantendo a sua integridade até o fim (Mateus 24:13).

Já por muitos anos, as suas publicações têm expresso a opinião que todas as outras religiões são falsas, particularmente as religiões da cristandade, ou seja aquelas que professam ser cristãs. A todas as religiões acusam de permissividade moral, envolvimento na política e nos conflitos mundiais, divulgação de ensinos que consideram pagãos e antibíblicos, ostentação material, conduta imprópria ou destaque pessoal dos seus líderes e que, por essas razões, todas elas serão destruídas. Crêem que isso acontecerá às mãos dos governos políticos do mundo que abolirão a religião e que, sem se aperceberem, apenas estarão a executar o julgamento de Deus.

Embora sejam criticadas por serem intolerantes com as outras religiões, elas respeitam as diferenças de opinião e não procuram impor as suas crenças. Criticam as organizações religiosas nas suas doutrinas e práticas que consideram biblicamente erradas, mas nunca a fé individual e a sinceridade dos seus crentes. Sobre este assunto, a revista Despertai! (publicação periódica de auxílio aos estudos da doutrina TJ) afirmou:


"Sentimos interesse bondoso e amoroso pelas pessoas de todas as religiões, mas quando as crenças e práticas religiosas delas são falsas e merecem a desaprovação de Deus, trazer isto à atenção delas, por expor a falsidade, significa mostrar amor a elas. Jesus mostrou claramente o erro das práticas religiosas dos escribas e fariseus de seus dias, dizendo que a religião deles era vã."



Durante o Século XX e XXI, as Testemunhas de Jeová são consideradas como um dos grupos religiosos mais perseguidos por todas as vertentes do poder, seja religioso, seja político. Além de esta afirmação ser várias vezes mencionada nas suas publicações, outras fontes também se referem a esta oposição. Sobre isto, o editor da en:United Church Observer, que se assume como uma das mais antigas e respeitadas revistas religiosas do Canadá, escreveu:

"Não é sempre que os representantes da religião organizada se erguem a favor das Testemunhas de Jeová. No entanto, são um grupo corajoso e, provavelmente, aguentaram mais perseguição por menos ofensas do que qualquer outro grupo religioso do mundo. [...] O registo histórico das Testemunhas na Alemanha nazi foi um dos mais corajosos do mundo. Não ouvimos falar muito sobre o modo em que fizeram face a Hitler. [...] Nenhuma outra organização religiosa permaneceu tão firme e sofreu tanto em proporção ao seu tamanho."



A oposição a este grupo religioso, espalhado pelos vários continentes, ainda permanece viva em quase três dezenas de países, onde as suas atividades estão banidas oficialmente e vários dos seus membros estão encarcerados. Segundo as Testemunhas, a perseguição movida contra elas, mesmo em países considerados democráticos, tem tomado muitas formas distintas, desde a intolerância na família, na escola, no emprego e na sociedade em geral.

Ao longo da sua história, as suas crenças, doutrinas e práticas religiosas têm sido, amiúde, alvo de algumas controvérsias. Especialmente visadas têm sido as suas doutrinas sobre a vinda iminente de um Armagedom mundial, o seu trabalho intenso de proselitismo, a sua neutralidade e distanciamento quanto a tradições seculares ou assuntos políticos, a prática da excomunhão ou desassociação de membros, a rejeição do uso de sangue na alimentação e na medicina, entre outras temáticas.

Muitos médicos têm reconhecido, que a posição contrária à transfusão de hemocomponentes por parte das Testemunhas de Jeová, incentivou a pesquisa de tratamentos alternativos, permitindo efetuar cirurgias complexas sem a necessidade do uso de sangue total e hemoterapia, técnicas que beneficiam tanto as Testemunhas como outros pacientes. Uma parte da comunidade médica, porém, continua crítica em relação a opção religiosa, recusando-se a dar tratamento ou submeter a cirurgias a menos que seja permitida a transfusão sanguínea. Isto obriga estes pacientes a buscar tratamento em outros hospitais ou buscar um médico disposto a utilizar as diversas técnicas disponíveis para se evitar transfusões

Muitos adpetos das TJs têm se desligado da seita e ingressado em outros segmentos cristãos, como o evangélico por exemplo, mas “evangelizar” uma TJ não é tarefa fácil, pois, enquanto muitos crentes são completamente negligentes quanto ao estudo das Escrituras, as TJs se esmeram em conhecê-la cada vez mais. Inclusive, faz parte de sua tática de “evangelização”, conhecer também as demais traduções da Bíblia, o que dão a eles um domínio maior de argumentação, quando submetidos a um “confronto’ Escrituristico.

Você conhece algum ex-TJ? Já teve a oportunidade de se comunicar com essas pessoas?



Última edição por Mineirinho em Ter Fev 03, 2009 11:04 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário

2 Re: TJs.: "O Paraíso é aqui!" em Sab Jan 31, 2009 11:39 am

Aroldo Chuasneguer


Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!
Mineirinho escreveu:

Você conhece algum ex-TJ? Já teve a oportunidade de se comunicar com essas pessoas?
Depende do que seria "conhecer".

Mineirinho escreveu:
São ainda conhecidas por recusarem muitas das doutrinas centrais das demais religiões cristãs, pelo apego a fortes valores que afirmam ser baseados na Bíblia, nomeadamente quanto (...) à moralidade sexual, (...)

No térreo do prédio onde eu morava (Já fora do Brasil) tinha um Templo (Salão?) deles. E eu tinha umas vizinhas gémeas, por volta dos 18-19 anos, que sempre frequentavam as reuniões (Cultos?) com os pais e os irmãos.

Sei que uma das gémeas ficou grávida e pra desespero da mãe não era casada, acho que nem namorava, na verdade.
Sei que a mãe despreza ela.

Fazem compras e a mãe simplesmente ignora que a filha tá com criança no colo, e sai andando sem ajudar em nada, sem levar nenhuma sacola. O pai dela sai correndo de dentro de casa pra ajudar ela com as coisas.
Não sabia que a coisa era séria assim =/


No mais, eles não vem em minha casa. =/

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum