Notícia do Blue Bus - 21/05/08
Luiz Marcelo Diniz | Não foi um avião que caiu, foi a crediblidade da TV
O que caiu naquela tarde em Sao Paulo nao foi mesmo uma aeronave. Foi apenas a credibilidade do jornalismo da Globo, já que a Globo News, orgulhosa, foi 1a emissora a divulgar, erroneamente, a queda de um aviao na Zona Sul da cidade. "Um aviao da companhia aérea Pantanal se chocou com um prédio na altura da Avenida Santo Amaro, altura do 2006, há poucos minutos. Há fogo e fumaça no local. O acidente aconteceu próximo ao aeroporto de Congonhas" - dessa maneira o Globo Online, site do mesmo grupo, transcreveu a noticia com incrível 'precisao', dando até o número da residência atingida. A partir daí, o efeito dominó tomou conta dos principais portais de internet do país que, durante 15 minutos, alastraram um pânico desnecessário pela cidade. Mas credibilidade e internet sao coisas que ainda nao andam juntas em alguns portais.
Bem, felizmente nenhum aviao caiu. Apenas na imaginaçao, ou afobaçao, nao sei, da equipe da Globo. Com muita dignidade, a emissora emitiu um comunicado oficial, horas depois, dizendo que a prática de divulgar um acontecimento, enquanto apura-se a veracidade do fato, é um artifício normal no jornalismo. Por isso, nao devia desculpas a ninguém. Seria mesmo assim?
Ok. Acredito até que a prática seja comum, sim. Mas confesso - como leigo no assunto, acho isso um meio tao eficaz de fazer jornalismo sério quanto um atirador de elite metralhar um sequestrador enquanto negocia a rendiçao do sujeito. A Globo deu um tiro nó pé, ontem. Mas nós, internautas e espectadores, é que fomos atingidos.
Fonte: http://www.bluebus.com.br/show/2/83890/luiz_marcelo_nao_foi_1_aviao_q_caiu_ontem_foi_a_crediblidade_da_tv
Cadê a Bolsa TVcabo?
Só saindo do país para vermos a atenção que o brasileiro dá a "bons" canais...