Revista Galileu escreveu:Delírio coletivo, universo paralelo, purgatório, sonho... Bom saber que o final da série de TV mais discutida da História não terá nada a ver com isso. Tudo indica que "Lost", cuja 4ª temporada chegou ao Brasil em 3 de março, usa a ciência para explicar seus mistérios. Que mistérios? Recapitulando: o seriado acompanha os sobreviventes de um vôo que caiu em uma ilha onde as leis da física e da biologia são burladas. Eles não estão sozinhos: existem os Outros, laboratórios abandonados da Iniciativa Dharma e, bem, um monstro de fumaça e uma cabana assombrada. Natural que, três temporadas depois, fãs (e personagens) já estivessem com um pulgueiro atrás da orelha. E Galileu deu uma força: nas próximas páginas, analisamos pistas da ficção sob a luz da ciência e tentamos esclarecer o que se passa com os achados e perdidos. Mesmo quem não vê a série vai curtir as incríveis pesquisas reais em que ela se baseia - aliás, a melhor hora para começar é agora, quando tudo se explica. O fato é que se antes os protagonistas homenageavam filósofos (Hume, Locke, Rousseau), agora surgem "parentes" de cientistas (Faraday, Hawking, Minkowski). Como tudo em "Lost", não é por acaso.
A série Lost tem causado verdadeiro furor principalmente entre os jovens. Comunidades em sites de relacionamentos, salas de bate-papo, fóruns (cristãos), corredores de escolas, faculdades e universidades, no boteco da esquina... A série é tão famosa que foi matéria de capa da revista Galileu (Edição 200, março de 2008), de onde extrai o trecho acima e fragmentos da matéria abaixo relacionados como tópicos.
Lost é um maná para os chegados em assuntos de ficção científica (o que não é o meu caso, diga-se), mas e com a Bíblia? O que Lost tem a ver com a Bíblia? Vejamos:
• É possível viajar para o passado? Quem viaja para o passado pode mudar o futuro? Tente outra vez: Desmond voltou no tempo e quis mudar seu passado, mas ouviu de Ms. Dawkins que era impossível.
• Existem habilidades sobrenaturais? Existem pessoas especiais?
Menino prodígio: Walt domina telecinese, telepatia, projeção astral e arte de envelhecer quatro anos em 100 dias.
• Existem regiões magneticamente especiais? Na série, um pulso eletromagnético derruba um avião. Isso pode acontecer? O pulso ainda pulsa: o avião da Oceanic e vários outros veículos foram vítimas do magnetismo da ilha.
• Em que pé está a engenharia genética com animais? Existem experimentos genéticos com humanos? Plano de saúde: Claire foi raptada pelos Outros e passou por estranhos tratamentos antes de parir Aaron.
• Quem faz experimentos psicológicos com grupos isolados? Há experimentos de grupos em situações adversas? Contagem regressiva: Locke pirou digitando a seqüência maldita 4-8-15-16-23-42.
Vemos aqui que o enredo de Lost é de nenhum proveito espiritual. Sendo assim, a “admiração (pra não dizer uma quase idolatria)” dos crentes pela série, não seria nociva à saúde espiritual? Você também é um “fã” de Lost?
Opine.