Forum Gospel Mania
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Forum Gospel Mania

Fórum Gospel Mania, o ponto de encontro dos evangélicos


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

"Religioso, eu? Misericórdia! Tá amarrado!!!"

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Mineirinho

Mineirinho
Já sou frequente
Já sou frequente

do Lat. religiositate
s. f., qualidade do que é religioso; tendência, disposição religiosa; sentimento de escrúpulos religiosos.
religioso
adj (lat religiosu) 1. Pertencente ou relativo à religião: Ensino religioso. 2. Segundo a religião. 3. Que procura viver de acordo com os preceitos da religião. 4. Que tem o cunho da religiosidade. 5. Sagrado, santo. 6. Ascético, místico. 7. Austero, profundo, 8. Que pertence ou se refere a uma comunidade monástica: Ordens religiosas. 9. Escrupuloso, exato, pontual, observador, fiel.
sm 1. Aquele que professa a religião. 2. O que fez votos, entrando para uma ordem, congregação ou instituto religioso. 3. Aquele que teme a Deus e procura fazer a sua vontade. R. eliano: carmelita. R. menor: o que pertence à ordem fundada por São Francisco de Assis.
Fonte: Dicionário Michaelis

Há no meio evangélico uma dissidência nessa questão de religiosidade. Muitos dizem abominá-la, por considerá-la nociva ao desenvolvimento espiritual do crente, tornando-se um empecilho às experiências ditas “espirituais mais profundas”. Essa ala dos evangélicos, diz que "a religiosidade torna a pessoa 'presa' e/ou 'vítima' de dogmas humanos".

Tais crentes alicerçam-se no combate de JESUS aos religiosos de sua época - representados pelo escribas, fariseus e saduceus -, que, dizendo-se detentores e defensores dos preceitos regidos pela Lei Mosaica, impunham tais preceitos aos demais, furtando-se eles próprios das práticas da mesma.

Mas, convenhamos, o que eu considero como sendo religiosidade, pode não sê-lo na visão de outro irmão e vice-versa. Sendo assim, como fica esse imbróglio?

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

Bom... o que Jesus combateu foi a hipocrisia dos religiosos que, cumpriam apenas os "rituais"....

Existe muita gente assim ainda hoje nas igrejas, e isso realmente é um problema, agora, isso se trabalha a nível pessoal, afinal, se ritos são religiosidades, então vamos abolir a Santa Ceia, o que acha?!

https://newfgm.forumeiros.com

Dietrich Bonhoeffer

Dietrich Bonhoeffer
Chegando agora
Chegando agora

este argumento de alguns cristãos de "abolir" a religiosidade é estratégia de mercado. os religiosos que são contra a "religiosidade" estão querendo é desmerecer a experiência religiosa do outro para validar somente a sua... é uma forma mascarada de dizer "a única religiosidade que serve é a da minha igreja". pelo menos é isso o que eu penso, pois acredito que todos podem ter suas religiosidades trabalhadas e serem pessoas positivas!

http://www.pucsp.br/pos/cre/

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos