Forum Gospel Mania
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Forum Gospel Mania

Fórum Gospel Mania, o ponto de encontro dos evangélicos


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O evangelho segundo Tolstoi

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1O evangelho segundo Tolstoi Empty O evangelho segundo Tolstoi Dom Jul 19, 2009 12:34 pm

Mineirinho

Mineirinho
Já sou frequente
Já sou frequente

O russo Leon Tolstoi, autor dos livros “Guerra e Paz” e “Anna Karenina”, que continuam vender milhões de cópias, aos 50 anos de idade passou por uma crise espiritual profunda. Definiu seus romances de tolices e surpreendeu o mundo, ao doar seu patrimônio aos filhos e se dedicar para o resto da vida aos estudos filosóficos e religiosos. Escreveu em 1894 o livro “O Reino de DEUS Está em Vós”, que foi vetado pelo Czar e rendeu-lhe a excomunhão da Igreja Ortodoxa; em compensação, uma cópia chegou ao jovem indiano hindu Gandhi, convencendo-o a adotar a não-violência como regra férrea de vida.

O livro inspirado no evangélico Sermão da Montanha possui trechos que obrigam a meditar profundamente:
Tolstoi escreveu:”A libertação acontece sem lutas, não pela destruição das formas atuais de vida, mas pela modificação do conceito de vida. (...) “O cristão [verdadeiro] não disputa com outro, não ataca o próximo, não usa de violência para com ninguém. Suporta a violência com resignação e, assim, se liberta e liberta o mundo de qualquer poder.”
Sua crítica coloca os poderosos na frente de um espelho para incomodá-los com vara curta:
Tolstoi escreveu:”Para conquistar o poder e conservá-lo, é preciso amar o poder. E a ambição não se harmoniza com a bondade, mas, ao contrário, com o orgulho, a astúcia e a crueldade. Sem a exaltação de si mesmo e a humilhação alheia, sem a hipocrisia e a esperteza, poder algum pode nascer ou conservar-se... Dominar significa violentar”.

E acrescenta:
Tolstoi escreveu:”As vantagens do poder e tudo que ele traz, as vantagens da riqueza e do luxo são os objetivos da atividade humana enquanto não atingidos; mas apenas os alcance, o homem apercebe-se de sua vaidade. Estas vantagens perdem assim, pouco a pouco, a sedução, como as nuvens, que não têm forma e esplendor, exceto se vistas de longe”.

Tolstoi segue afirmando uma verdade monumental que fugiu à maioria dos filósofos:
Tolstoi escreveu:”Os homens que conquistam o poder e a riqueza, por vezes eles próprios, mas com mais frequência seus herdeiros, deixam de ser muito ávidos de poder e não mais adotam métodos tão cruéis... havendo reconhecido a vaidade dos frutos da violência retornam (com o tempo) ao lugar dos oprimidos, substituídos por novos opressores, sempre menos rudes do que os precedentes”.

O velho Tolstoi filósofo conclui:
Tolstoi escreveu:O poder escolhe e atrai os piores elementos da sociedade, transforma-os, melhora-os, suaviza-os e devolve-os a sociedade.”

Muitos líderes evangélicos – e mesmo os que não são líderes, mas que aspiram, ambicionam uma liderança – deveriam ler Tolstoi, já que a leitura e aplicação dos conceitos cristãos bíblicos possam parecer nada atrativos e indigestos e, em alguns casos, até impraticáveis. O sábio JESUS disse certa feita a seus discípulos:

“Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.”
Lc 19.40

2O evangelho segundo Tolstoi Empty Re: O evangelho segundo Tolstoi Seg Jul 20, 2009 12:39 pm

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

Achei muito interessante isso!!

Acho que eu vou procurar ler esse livro!!

https://newfgm.forumeiros.com

3O evangelho segundo Tolstoi Empty Re: O evangelho segundo Tolstoi Qua Jul 22, 2009 4:31 pm

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Se muitos líderes evangélicos "lessem" (Leia-se, estudar e praticar) a Bíblia, já tava bom.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos