Forum Gospel Mania
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Forum Gospel Mania

Fórum Gospel Mania, o ponto de encontro dos evangélicos


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Depressão, espiritual ou psíquica?

+6
MM
Michele
Aroldo Chuasneguer
Valfrid
Betinho Schenferd
Mineirinho
10 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Depressão, espiritual ou psíquica? Sex Jul 25, 2008 2:01 pm

Mineirinho

Mineirinho
Já sou frequente
Já sou frequente

Muito se pergunto e muito se especula, mas, afinal o que é depressão?
Segundo especialistas, a depressão é uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento.

A Depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas.

A Depressão é, portanto, uma doença afetiva ou do humor, não é simplesmente estar na "fossa" ou com "baixo astral" passageiro. Também não é sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço.

As pessoas com doença depressiva (estima-se que 17% das pessoas adultas sofram de uma doença depressiva em algum período da vida) não podem, simplesmente, melhorar por conta própria e através dos pensamentos positivos, conhecendo pessoas novas, viajando, passeando ou tirando férias. Sem tratamento, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos.

O tratamento adequado, entretanto, pode ajudar a maioria das pessoas que sofrem de depressão, que de um modo geral, resulta numa inibição global da pessoa, afeta a parte psíquica, as funções mais nobres da mente humana, como a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor e o sexo, e também a parte física.
Enfim, tudo parece ser difícil, problemático e cansativo para o deprimido.

A pessoa deprimida não tem ânimo para os prazeres e para quase nada na vida, de pouco adiantam os conselhos para que passeiem, para que encontrem pessoas diferentes, para que freqüentem grupos religiosos ou pratiquem atividades exóticas.
Os sentimentos depressivos vêm do interior da pessoa e não de fora dela e é por isso que as coisas do mundo, as quais normalmente são agradáveis para quem não está deprimido, parecem aborrecedoras e sem sentido para o deprimido.

A Depressão é medicamente mais entendida como um mau funcionamento cerebral do que uma má vontade psíquica ou uma cegueira mental para as coisas boas que a vida pode oferecer. A pessoa deprimida sabe e tem consciência das coisas boas de sua vida, sabe que tudo poderia ser bem pior, pode até saber que os motivos para seu estado sentimental não são tão importantes assim, entretanto, apesar de saber isso tudo e de não desejar estar dessa forma, continua muito deprimido.

Portanto, as doenças depressivas se manifestam de diversas maneiras, da mesma forma que outras doenças, como, por exemplo, as do coração.
Respondendo a pergunta inicial sobre o que é a Depressão?, podemos dizer: a Depressão é um Transtorno Afetivo (ou do Humor), caracterizada por uma alteração psíquica e orgânica global, com conseqüentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida.

Mas muitos evangélicos atribuem ao diabo todo o conjunto sintomático da depressão. Afirmam que a depressão é uma doença de cunho espiritual e que, portanto deve ser tratada espiritualmente, ou seja, com uso das chamadas armas espirituais (Bíblia, orações, jejuns, ministrações específicas...). Afirmam ainda ser inadmissível que um crente se deprima, pois “o crente é fortalecido no SENHOR”. Ou seja, muitos crentes consideram estar endemoniada àquele(a) que for vitimado(a) pela depressão.

Só que, a própria Bíblia Sagrada, relata fatos de pessoas vitimadas pela depressão conforme registra o
Primeiro Livro dos Reis (o profeta Elias deprimido), capítulo 19 e os Salmos 42, 43, 44 e 57, por exemplo.

Mas, afinal, a depressão é de origem psíquico-orgânica ou espiritual?
A pessoa deprimida está mesmo endemoniada?
Você já esteve deprimido? Se sim, como saiu dessa?

Opine.

2Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Sex Jul 25, 2008 2:18 pm

Betinho Schenferd

Betinho Schenferd
Moderadores
Moderadores

Minha mãe ja teve depressão e ja fez varios tratamentos... hj ela é medicada e passa bem... o medico vai diminuindo cada vez mais os seus remedios, até que esperamos um dia ela nao precisar de mais nenhum... issu no caso dela!

Ja eu nao sei se ja tive depressão, mais ja fiquei deprimido por varios meses... tudo era motivo para me intristecer, me deixar para baixo, nao gostar de viver, e tudo issu digamos que sem motivo algum!! mais uma coisa eu digo hein?! eu nao sou emo!! E continuando... sempre q estou assim, eu paro para pensar e vejo q eh sempre quando estou um pouco distante de Deus, ou desviado de seus caminhos, hj que estou a buscar mais a Ele, sinto felicidade digamos que "atoa", estou sempre alegre e dou risada por pura bobagem...

Agora, depressão será q nao pode ser espiritual E psíquica?

Enfim, tudo oque eu revelei aqui, acho q nunca tinha revalado a quase ninguem antes... mais li o tópico, me interessei e resolvi escrever...

3Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Sex Jul 25, 2008 3:26 pm

Mineirinho

Mineirinho
Já sou frequente
Já sou frequente

Betinho Schenferd escreveu:

Enfim, tudo oque eu revelei aqui, acho q nunca tinha revalado a quase ninguem antes... mais li o tópico, me interessei e resolvi escrever...

Betinho, fico feliz que o tópico, de alguma forma tenha te beneficiado. Glória a DEUS por isso! Wink

4Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Sex Jul 25, 2008 9:53 pm

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

Meu, depressão É doença...

É aquilo, qualquer doença pode ter origem espiritual, como mostra o livro de Jó, quando Deus permite que satanás toque em Jó e o diabo acomete Jó com chagas, tira os bens, família e etc...

As chagas são doenças, logo, apesar de ser física, a origem é espiritual, nesse exemplo... para a depressão vale a mesma coisa!

https://newfgm.forumeiros.com

5Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Sáb Jul 26, 2008 11:33 am

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Verdade,

E muitas vezes as pessoas não vêem isso como doença até a doença chegar dentro de casa. Eu nunca tinha dado muita importância pra isso, mas ano passado, minha mãe me pediu pra ir comprar uma barra de chocolate pra ela no supermercado. Eu falei que ia um pouco mais tarde e ela ficou três dias sem conversar comigo =/ Aí eu vi que o negócio era sério. Esse foi só um dos muitos episódios que aconteceu entre eu e ela.
E isso aconteceu justamente quando minha igreja tava passando por GRANDES problemas e ela saiu de lá.

Então ela começou a frequentar outra, longe de casa mas que não tinha os problemas da antiga (Que não são problemas difíceis de resolver). E hoje ela tá muito melhor, graças a Deus.

6Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Sáb Jul 26, 2008 1:20 pm

Michele

Michele
Já sou frequente
Já sou frequente

A maioria das pessoas pensam que depressão só dá em pessoas anti-sociaveis, tímidas e com algum tipo de receio, mas ela é como qualquer outra doença, todos os tipos de pessoas estão propensas a ter.
Existem pessoas que acham que a Depressão é uma doença de fresco e até imaginária, mas só pensa isto quem nunca a teve pois a depressão é o último estágio da dor humana (segundo especialistas, psiquiatras, psicólogos e cientistas).

Penso que a depressão é mais psíquica do que espiritual (as pessoas culpam o espiritual pela sua falha). Por que ela é iniciada quando a própria pessoa se abandona vivendo numa solidão insuportável. Ela também pode ser genética, mas o filho não herdará necessariamente a doença do pai ou da mãe, tudo dependerá da educação, das vivências entre a família e de como o filho desenvolverá a capacidade de superação das coisas.
Assim como o início da doença (deixa-se de valorizar a realidade e a vida; a pessoa passa a ver a vida em branco-e-preto), como a tragetória de livrar-se dela e por um fim na doença (através de medicamentos), podemos perceber que ambos são processos de um desencadeamento e encontro psíquico - que é como se fosse a alma do corpo, o sentido e explicação do que ocorre no corpo.

7Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Sáb Jul 26, 2008 1:25 pm

MM

MM
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

Claro que é uma coisa psíquica, até pq não acredito em nada espiritual, o interessante sim, é a abordagem de certos cristãos em relação a isso.
No Japão, a esposa de um amigo começou a apresentar uns sintomas, e eles por serem evangélicos, se recusavam a tentar um tratamento médico pq diziam que Deus iria "fazer o milagre", resultado, um dia a mulher se jogou do segundo andar do apartamento que eles moravam.
E por sorte o apartamento era no segundo andar, caso contrário poderia ter sido bem pior, depois disso, resolveram procurar ajuda médica e as coisas melhoraram, e acreditem se quiserem, mas algumas pessoas da igreja ainda criticaram pq isso consistia numa "falta de fé".....
Realmente, sem comentários...

8Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Sáb Jul 26, 2008 1:42 pm

Michele

Michele
Já sou frequente
Já sou frequente

MM escreveu:Claro que é uma coisa psíquica, até pq não acredito em nada espiritual, o interessante sim, é a abordagem de certos cristãos em relação a isso.
No Japão, a esposa de um amigo começou a apresentar uns sintomas, e eles por serem evangélicos, se recusavam a tentar um tratamento médico pq diziam que Deus iria "fazer o milagre", resultado, um dia a mulher se jogou do segundo andar do apartamento que eles moravam.
E por sorte o apartamento era no segundo andar, caso contrário poderia ter sido bem pior, depois disso, resolveram procurar ajuda médica e as coisas melhoraram, e acreditem se quiserem, mas algumas pessoas da igreja ainda criticaram pq isso consistia numa "falta de fé".....
Realmente, sem comentários...

É o cumulo da ignorância...
Sem comentário mesmo MM.

9Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Sáb Jul 26, 2008 2:15 pm

Aroldo Chuasneguer

Aroldo Chuasneguer
Isso aqui está viciando!
Isso aqui está viciando!

É, deixando claro que e o caso da minha mãe só coincidiu com a saída da igreja... Não quis dizer que isso teve causa espiritual

10Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Dom Jul 27, 2008 12:11 pm

Mineirinho

Mineirinho
Já sou frequente
Já sou frequente

MM escreveu:Claro que é uma coisa psíquica, até pq não acredito em nada espiritual, o interessante sim, é a abordagem de certos cristãos em relação a isso.
No Japão, a esposa de um amigo começou a apresentar uns sintomas, e eles por serem evangélicos, se recusavam a tentar um tratamento médico pq diziam que Deus iria "fazer o milagre", resultado, um dia a mulher se jogou do segundo andar do apartamento que eles moravam.
E por sorte o apartamento era no segundo andar, caso contrário poderia ter sido bem pior, depois disso, resolveram procurar ajuda médica e as coisas melhoraram, e acreditem se quiserem, mas algumas pessoas da igreja ainda criticaram pq isso consistia numa "falta de fé".....
Realmente, sem comentários...

[darkblue]Gente, uma das coisas que mais faltam em nosso meio é o equílibrio para tratar várias situações e circunstâncias da vida. E eu venho me esforçando para encontrar esse ponto de equílibrio, para que a expressão da minha fé não sirva de alimento para o ceticismo e/ou pauta para postulações ateítas.

Infelizmente, isso que aconteceu com o amigo do Manson é algo comum no meio evangélico. Muitos pastores(as) e/ou líderes cometem a exarcebação da espiritualização. Eles espiritualizam tudo. E nem JESUS fez isso.

É claro que a depressão, assim como qualquer outra patologia, pode sim ser espiritualmente curada. Eu mesmo fuí milagrosamente curado de hepatite C. Doença que adquiri através de relação sexual sem proteção (como todos já sabem, fuí homossexual). A cura foi clinicamente comprovada. Tenho todos os exames e laudos pré e pós cura guardados e plastificados. O médico que me consultou - que, como a maioria, é de um ceticismo arrogante -, teve de dar o braço a torcer pois, hepatite C, para a medicina, não tem cura.

No entanto, é leviano e irresponsável que pastores(as) ou quem quer que seja, impeça -quer seja implíta ou explícitamente - uma pessoa de procurar ajuda médica.

Recorrer à medicina não demonstra falta de fé, antes, demonstra prudência.
[/quote]

11Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Dom Jul 27, 2008 3:12 pm

Aniely

Aniely
Já sou frequente
Já sou frequente

Mineirinho escreveu:
No entanto, é leviano e irresponsável que pastores(as) ou quem quer que seja, impeça -quer seja implíta ou explícitamente - uma pessoa de procurar ajuda médica.

Recorrer à medicina não demonstra falta de fé, antes, demonstra prudência./i]
[/quote]


Pois eh...
Pois se a inteligência e competencia dos médicos vem de Deus... não devemos ficar sempre esperando um milagre celeste... e sim confiar no dom dado a eles!

http://www.fotolog.com/aniely_pe

12Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Dom Jul 27, 2008 7:46 pm

DuCKCHaRLeS

DuCKCHaRLeS
Já sou frequente
Já sou frequente

MM escreveu:Claro que é uma coisa psíquica, até pq não acredito em nada espiritual, o interessante sim, é a abordagem de certos cristãos em relação a isso.
No Japão, a esposa de um amigo começou a apresentar uns sintomas, e eles por serem evangélicos, se recusavam a tentar um tratamento médico pq diziam que Deus iria "fazer o milagre", resultado, um dia a mulher se jogou do segundo andar do apartamento que eles moravam.
E por sorte o apartamento era no segundo andar, caso contrário poderia ter sido bem pior, depois disso, resolveram procurar ajuda médica e as coisas melhoraram, e acreditem se quiserem, mas algumas pessoas da igreja ainda criticaram pq isso consistia numa "falta de fé".....
Realmente, sem comentários...
Se eu não fosse tão fiel à PALAVRA eu certamente descriminaria os evangélicos por umas idiotices dessa... realmente o fanatismo é PODRE.

13Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Seg Jul 28, 2008 9:25 am

Valfrid

Valfrid
Admin
Admin

Aniely escreveu:
Mineirinho escreveu:
No entanto, é leviano e irresponsável que pastores(as) ou quem quer que seja, impeça -quer seja implíta ou explícitamente - uma pessoa de procurar ajuda médica.

Recorrer à medicina não demonstra falta de fé, antes, demonstra prudência./i]


Pois eh...
Pois se a inteligência e competencia dos médicos vem de Deus... não devemos ficar sempre esperando um milagre celeste... e sim confiar no dom dado a eles![/quote]

Sábias palavras Aniely!!

https://newfgm.forumeiros.com

14Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Seg Jul 28, 2008 10:53 pm

Michele

Michele
Já sou frequente
Já sou frequente

Aniely escreveu:
Pois eh...
Pois se a inteligência e competencia dos médicos vem de Deus... não devemos ficar sempre esperando um milagre celeste... e sim confiar no dom dado a eles!

Concordo plenamente contigo Ny, mas acho que depressão é estudada e tratada pela psiquiatria e psicologia, pois é mais um transtorno psíquico (respondendo ao tópico) e não físico... Smile

15Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Ter Jul 29, 2008 10:26 am

Aniely

Aniely
Já sou frequente
Já sou frequente

psiquiatra e psicólogo não eh considerado médico? rsrs

http://www.fotolog.com/aniely_pe

16Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Ter Jul 29, 2008 11:14 am

Mineirinho

Mineirinho
Já sou frequente
Já sou frequente

Aniely escreveu:psiquiatra e psicólogo não eh considerado médico? rsrs

No caso em questão, esse detalhe é totalmente irrelevante, registre-se.

17Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Ter Jul 29, 2008 12:58 pm

Leo

Leo
Chegando agora
Chegando agora

Não exatamente, até onde sei Aniely.
O psiquiatra cursa medicina e pode prescrever remédios. O psicólogo cursa psicologia e não é de fato médico. O meu entendimento é esse, caso esteja errado, por favor, corrijam. =)

18Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Ter Jul 29, 2008 2:44 pm

Michele

Michele
Já sou frequente
Já sou frequente

Ambos (psiquiatra e psicólogo) são formados 5 anos em Psicologia, porém, o psiquiatra adiciona mais 2 anos de estudos em medicina se eu não me engano (é um curso diferente do Medicina clássico onde direciona mais à Psiquiatria), esta é a diferenciação mais conhecida entre ser psiquiatria com psicólogo.

Ny, Psiquiatra, psicólogo, psicoterapeuta, psicanalista (todas são totalmente distintas uma das outras) não são considerados médicos (apesar de terem as profissões voltadas á saúde mental das pessoas)... é a mesma coisa de dizer que Farmacêutico pode ser chamado de médico. Wink

19Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Ter Jul 29, 2008 11:34 pm

Aniely

Aniely
Já sou frequente
Já sou frequente

Mineirinho escreveu:
Aniely escreveu:psiquiatra e psicólogo não eh considerado médico? rsrs

No caso em questão, esse detalhe é totalmente irrelevante, registre-se.

q?!

irrelevante pra vc...
pois como ja me foi esclarecido o q eu queria saber, não em arrependo de ter perguntado...


e obrigada ao Léo e a Michelle q me esclareceram..

http://www.fotolog.com/aniely_pe

20Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Qua Jul 30, 2008 8:19 am

Mineirinho

Mineirinho
Já sou frequente
Já sou frequente

Aniely escreveu:
Mineirinho escreveu:
Aniely escreveu:psiquiatra e psicólogo não eh considerado médico? rsrs

No caso em questão, esse detalhe é totalmente irrelevante, registre-se.

q?!

irrelevante pra vc...
pois como ja me foi esclarecido o q eu queria saber, não em arrependo de ter perguntado...


e obrigada ao Léo e a Michelle q me esclareceram..

Calma irmã! Misericórdia! Não foi a sua pergunta que eu disse ser irrelevante, pois não sei quais foram os motivos que a levaram a fazê-la. A irrelevância no caso é quanto ao contexto espiritual da circunstância. Ou seja, para que o SENHOR - caso decida - realize um milagre de cura para alguém que esteja passando pelo problema da depressão, não importa qual o nível do profissional em questão, entendeu? Perdoe-me o mal entendido!

21Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Qui Jul 31, 2008 11:08 am

Aniely

Aniely
Já sou frequente
Já sou frequente

tudo bem...

Wink

http://www.fotolog.com/aniely_pe

22Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Qui Ago 07, 2008 7:07 pm

Michele

Michele
Já sou frequente
Já sou frequente

"Depressão espiritual" está fora de cogitação, pelo menos nos estudos de tais doenças dentro da Psicologia, exceto na Psicologia Cognitiva-Comportamental que pode tomar a depressão como um problema espiritual, e mesmo assim, a área espiritual seria apenas um campo de investigação.

23Depressão, espiritual ou psíquica? Empty Re: Depressão, espiritual ou psíquica? Ter Set 27, 2011 12:47 pm

shine


Chegando agora
Chegando agora

somático-psíquico.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos