Gente, sinceramente n creio na predestinação.
Respeito quem crêr, mas na minha cabeça não entra a idéia de que Deus tenha escolhido um grupo seleto para ser salvo.
Acho que se fosse assim, n faria sentido a pregação do evangelho, seria tudo em vão.
Um exemplo: Posso estar trabalhando com a evangelização na vida de um vizinho meu. Falando de Jesus pra ele, levando pra igreja...enfim, tudo o que fazemos pra levar alguém a Jesus.
Mas, e se aquele meu vizinho for predestinado para não ser salvo? O meu trabalho está sendo todo em vão?
O desejo do Senhor é que todos conheçam o Seu nome, que todos sejam salvos. Aí então, entra a questão do livre-arbítrio. Deus não obriga ninguém a aceitá-Lo. Temos o livre arbítrio para dar lugar a Ele em nossas vidas ou não, isso independe de predestinação.
Quanto ao exemplo de Faraó. Deus é soberano sobre nossas vidas e os planos D'Ele vão muito além do nosso entendimento. Acredito que o Seu trabalhar n vem somente através de coisas boas para nós. Se Ele endureceu o coração de faraó, Ele fez pq sabia o que estava fazendo e ainda hoje é assim em nossas vidas.
Quantas vezes não entendemos o por que de certas coisas que acontecem? A explicação disso é que somos pequenos diante da soberania de Deus...pensamos no agora, na nossa vontade...mas, Deus vê muito além e faz tudo para o nosso bem.
Pessoalmente, o melhor exemplo disso é o que aconteceu com o meu pai. Há dois anos (alguns daqui sabem), ele sofreu um AVC e hoje está com o lado esquerdo paralisado. Meu pai era um cara ativo, tinha o emprego dele, trabalhava na igreja, comandava um programa de rádio de lá, era professor de classe, diácono...enfim, hoje o meu pai não tem mais possibilidade de fazer tudo o que fazia, nem se quer de trabalhar.
Coisas simples que ela fazia sozinho, hoje ele depende de todos aqui em casa pra fazer. N deixou de ir a igreja, mas também não tem condições de fazer os trabalhos que ele tanto amava e fazia com prazer para o Senhor. Mas, isso aconteceu com o meu pai pq ele foi predestinado a ter um AVC? Pq já estava tudo traçado? Não...n acredito assim!
Logo no começo de tudo...eu confesso que me peguei perguntando pra Deus: "Mas, Deus...meu pai é Teu servo, trabalha na Tua obra com tanto amor...POR QUE ISSO, SENHOR? POR QUE DE REPENTE ISSO ACONTECEU E O DEIXOU PARADO, IMPOSSIBILITADO DE TE SERVIR DA FORMA QUE TANTO QUERIA?"
Eu sei e reconheço que foi em um momento de desespero, de aflição e angústia...porque nunca devemos perguntar a Deus o por que das coisas. Isso foi algo que Deus permitiu que acontecesse na vida do meu pai, na vida de todos nós da família.
Hoje vejo a situação com outros olhos...n estou dizendo que fiquei revoltada com Deus, não...isso em momento algum. Mas, sou humana e o desespero bateu sim. Mas, sabe...Deus tem um propósito pra tudo o que faz. Como já citei mais acima...tudo é um trabalhar de Deus e hoje vejo que na vida do meu pai n foi diferente...Deus tinha sim o que nos ensinar e ensinou. N devemos perguntar "Por que, Deus?" mas sim "Pra que, Deus?"
Algumas coisas que nos acontece é permição de Deus, é plano D'Ele, é propósito e acima de tudo é o trabalhar D'Ele, alguma coisa Ele tem pra ensinar...mais na frente a gente entende.
Porém, outras coisas que acontecem, Deus não tem nada a ver. Acontece por consequência dos nossos atos. Deus até nos mostra o Seu querer, mas, infelizmente, nem sempre somos obedientes a Sua voz e deixamos que a nossa vontade prevaleça e depois quebramos a cara. Então, aí...não podemos culpar a Deus, mas sim, assumir nossa culpa.
Se morremos sem Deus e consequentemente, sem salvação...o único responsável por isso somos nós mesmos. Deus deseja que todos sejam salvos, porém, pelo livre arbítrio, alguns escolhem não aceitá-lo...então, Deus também não vai obrigá-lo. Paciência!
N sei se deu pra vcs entenderam meu ponto de vista.
Nada contra quem pensa ao contrário, ok? Só estou expondo a minha forma de pensar. N estou querendo convencer ninguém a pensar igual